limpar filtros
Questões por página:
Um menino de 7 anos é levado ao pronto atendimento pela mãe com febre alta há 2 dias (39,2 °C), dor intensa ao engolir e mal-estar. A mãe nega tosse, coriza ou conjuntivite. Ao exame físico estava em regular estado geral, hidratado, adenomegalias cervicais, amígdalas com hiperemia e exsudato purulento. Na ausculta cardiopulmonar, ausência de anormalidades. Na avaliação abdominal, ausência de alterações. Qual é a melhor conduta?
A estrongiloidíase é a infecção humana causada pelo Strongyloides stercoralis, um nematoide que habita preferencialmente o duodeno e o jejuno proximal. Trata-se de um geo-helminto _________ ciclo pulmonar, cuja infecção ocorre geralmente pela ____________. Uma droga que pode ser utilizada no tratamento é _______________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Sobre a meningite bacteriana, assinale a alternativa INCORRETA.
Na síndrome do desconforto respiratório, ainda não existem verdadeiros alvéolos e as vias aéreas terminais apresentam-se como estruturas tubulares, com paredes espessas e distantes dos capilares. O interstício é abundante, com pouca quantidade de tecido elástico e conectivo, e a área disponível para trocas gasosas é reduzida. Considerando esses aspectos fisiopatológicos, assinale a alternativa que apresenta um aspecto que NÃO está envolvido na fisiopatologia dessa doença.
A Otite Média Aguda (OMA) é uma das infecções mais comuns na infância, sendo de etiologia bacteriana em aproximadamente 50-90% dos casos. Os principais patógenos envolvidos variam conforme idade, vacinação e uso prévio de antimicrobianos. Assinale a alternativa que apresenta o agente bacteriano MENOS prevalente como causa de OMA.