limpar filtros
Questões por página:
Sobre o contexto histórico do Governo Provisório de Vargas (1930-1934) e da Revolução Constitucionalista de 1932, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, a cidade de São Paulo mobilizou-se para a guerra civil, contando com a participação maciça do operariado, fábricas foram adaptadas para produzir armamentos improvisados e mulheres de classe média doaram joias para financiar o conflito.

( ) O apoio esperado dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Sul não se concretizou. Os dissidentes rebelaram-se sem êxito contra o governo estadual, em ambos os estados. Foram os patriarcas políticos da República Velha que chefiaram os rebeldes, Borges de Medeiros, no Rio Grande do Sul, e Arthur Bernardes, na Paraíba.

( ) Após a revolução, Vargas reafirmou aos constitucionalistas liberais a sua intenção de cumprir a promessa de realizar eleições e aprovar uma nova Constituição, assim como instruiu o Banco do Brasil a assumir os bônus de guerra que os bancos paulistas tinham emitido para financiar o esforço de guerra estadual.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Na História de Pernambuco, ocorreram conflitos, tensões e polêmicas envolvendo o clero pernambucano no século XIX. Sobre esse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.
O processo de transição do feudalismo para o capitalismo na Europa Ocidental envolveu transformações profundas nas relações de produção, na organização social e na economia urbana e rural. Sobre esse processo, assinale a alternativa correta.
“A produção capitalista, como foi notado pelos seus primeiros analistas, é uma produção ad infinitum, em que o capitalista recupera o capital investido durante os ciclos de produção obtendo um lucro, não entesourado, mas reinvestido na produção. Antes que esses processos se tornassem dominantes não se poderia falar em capitalismo” (Coggiola,2022). A transição do feudalismo para o capitalismo na Europa não ocorreu de forma uniforme, envolveu crises demográficas, sociais e culturais que abalaram a ordem medieval. Com base no estudo histórico sobre esse processo, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A crise do século XIV, marcada por declínio populacional, peste e fome, desestabilizou a economia feudal, favorecendo revoltas camponesas e questionamentos à ideologia dominante, abrindo espaço para transformações estruturais.

( ) O fortalecimento das ordens monásticas durante a modernidade e a crise religiosa gerada pela Reforma Protestante garantiram a manutenção do sistema servil, adiando os processos de transformação social até o século XVIII e retardando qualquer avanço para o capitalismo.

( ) A Baixa Idade Média assistiu ao crescimento populacional, da produção e do comércio agrícola e manufatureiro, ao renascimento das cidades e a uma notável expansão da economia feudal ocidental através das cruzadas e do estabelecimento de empórios no estrangeiro.

( ) A Revolução Inglesa foi seguida de um período de expansão econômica renovada e cada vez mais generalizada, culminando no triunfo definitivo da sociedade capitalista através da Revolução Industrial na Grã-Bretanha, Revolução Americana e Revolução Francesa.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
“No discurso que dirige aos delegados do Conselho Econômico e Social Interamericano, reunidos na cidade uruguaia de Punta del Este [...] o ministro cubano Ernesto ‘Che’ Guevara toca num ponto sensível. Ao denunciar que sem a vitória da Revolução Cubana não existiria a festejada ‘Aliança para o Progresso’ – o programa do recém-eleito Presidente John Kennedy para o desenvolvimento econômico e social da América Latina [...]. Sem a Cuba de Fidel, a América Latina continuaria no último plano das preocupações políticas e estratégicas dos Estados Unidos nos quadros da Guerra Fria” (Martins Filho,1999). Considerando o contexto histórico da Revolução Cubana, enumere os fatos a seguir de acordo com a sequência cronológica correta.

( ) Êxodo de Camarioca. ( ) Expedição do Granma. ( )Ataque ao Quartel Moncada. ( )Crise dos Mísseis. ( ) Invasão da Baía dos Porcos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: