limpar filtros
Questões por página:
SIRS é uma síndrome inflamatória sistêmica deflagrada por infecção ou por diversos outros insultos, como pancreatite, isquemia, queimaduras, cirurgias, traumas, transfusões sanguíneas, anafilaxia ou distúrbios autoimunes. Ela é definida pela presença de duas ou mais variáveis avaliadas, como temperatura (T), frequência cardíaca (FC), frequência respiratória (FR) e contagem de células brancas no hemograma. Assinale a alternativa que contemple duas dessas variáveis com seus corretos e respectivos valores de referência.
Visualizar Questão Comentada
Durante a ressuscitação cardiopulmonar de um paciente em parada cardiorrespiratória, o posicionamento das pás do desfibrilador externo automático (DEA) tem por objetivo realizar a leitura do ritmo cardíaco e, se indicado, a realização do choque, ou seja, a passagem da corrente elétrica que despolariza temporariamente o coração, fazendo com que a atividade de contração cardíaca volte a funcionar. Assinale a alternativa que contemple os dois ritmos “chocáveis” após o posicionamento do DEA.
O conceito atual é que o choque é a expressão clínica da não utilização celular do oxigênio decorrente de uma disfunção orgânica. Sabendo disso, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Choque Hipovolêmico. 2. Choque Cardiogênico. 3. Choque Obstrutivo.
A. Envolve causas mecânicas de obstrução de fluxo como tamponamento cardíaco, pneumotórax hipertensivo e tromboembolismo pulmonar. B. Causado por desordens intrínsecas do miocárdio, como infarto agudo do miocárdio ou miocardite. C. Causado por sangramento ou desidratação grave por perdas (cólera, jejunostomia etc.).
Visualizar Questão Comentada
A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica autoimune que acomete cerca de 1% da população mundial. Diante dessa condição clínica, assinale a alternativa correta.
O sistema nervoso periférico é um conjunto de estruturas anatômicas que possuem a célula de Schwann como célula-satélite. Neuropatia periférica indica a afecção de nervos cranianos e/ou troncos nervosos periféricos e suas terminações distais. Estão entre as causas de mononeuropatia múltipla periférica, EXCETO