limpar filtros
Questões por página:
A transição demográfica e epidemiológica no Brasil é um processo de mudança do perfil populacional e de saúde, com a população envelhecendo mais rápido, queda nas taxas de mortalidade e natalidade, e uma troca nas principais causas de morte: de doenças infecciosas para doenças crônicas não transmissíveis. Diante desse cenário, o Terapeuta Ocupacional tem como função:
A integralidade do cuidado no hospital é tratar o paciente como um todo, cuidando de suas necessidades físicas, mentais, sociais e espirituais, articulando ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, e conectando o hospital à rede de saúde (Atenção primária, secundária). Diante desse contexto, marque a alternativa INCORRETA:
Considerando as fases definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a concessão de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM), adaptadas à realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), analisa-se o fluxo de atendimento e entrega desses recursos assistivos. Nesse contexto, todas as alternativas representam etapas do processo de concessão de OPM no SUS, EXCETO:
Entre os recursos de Tecnologia Assistiva disponíveis para garantir à pessoa com deficiência, igualdade de oportunidades diante dos desafios da vida, destacam-se as Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM). Sobre as OPM avalie as assertivas:

I) Próteses são dispositivos externos que modificam o corpo ou membro afetado para imobilizar, mobilizar, corrigir ou estabilizar (Ex.: talas, joelheiras).
II) Órteses substituem total ou parcialmente um membro, órgão ou tecido ausente (Ex.: braços ou pernas artificiais).
III) Meios Auxiliares de Locomoção: ajudam na função motora sem corrigir ou substituir totalmente (Ex.: cadeiras de rodas, andadores, bengalas).
IV) O terapeuta ocupacional tem a função de acompanhar o paciente no uso correto das OPM.


Estão corretas as assertivas:
Considera-se para os efeitos do Decreto n.º 5.296/04, de 2/12/04, pessoa com deficiência, além daquelas previstas na Lei n.º 10.690, de 16 de junho de 2003, a que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividade e se enquadra na seguinte categoria: auditiva com perda bilateral, parcial ou total, de: