Questões da prova:
FADENOR - 2025 - Câmara de Buritizeiro - MG - Agente de Serviços Gerais
limpar filtros
30 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 6
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Câmara de Buritizeiro - MG
Disciplina:
História
No ano de 1948, com a criação da Organização dos Estados Americanos (OEA), ocorreu o alinhamento dos países da América Latina, e o governo brasileiro vivia um contexto em que as forças políticas globais começaram a polarizar. Nesse período, a política nacional estava bastante oscilante, tomando uma série de medidas de caráter liberal que facilitaram a entrada de produtos estrangeiros, esvaziando as divisas e gerando crise, o que obrigou o governo a promover medidas de ajuste em sua política econômica, como a restrição de produtos de bens de consumo estrangeiros. Qual período histórico é retratado no texto? Assinale a alternativa CORRETA.
Concurso:
Câmara de Buritizeiro - MG
Disciplina:
Conhecimentos Gerais
É uma manifestação cultural constituída por uma comissão de jurados responsável por avaliar quesitos como enredo, música e alegoria, e dar a nota final. Acontece no Amazonas desde o ano de 1965, e são três dias consecutivos de desfiles e competição entre os dois bois que representam a festa: Boi Garantido e Boi Caprichoso. Sobre esse festival, marque a alternativa CORRETA.
Concurso:
Câmara de Buritizeiro - MG
Disciplina:
História
Em 1889, a Proclamação da República trouxe mudanças à organização política do Brasil. O país era comandado pelas oligarquias dos estados mais fortes: os cafeicultores de São Paulo, que organizaram o Partido Republicano Paulista (PRP), e os produtores do estado de Minas Gerais, que formaram o Partido Republicano Mineiro (PRM). Nessa nova organização política, o voto era limitado, nem os analfabetos e nem as mulheres podiam votar. O fenômeno a que o texto se refere é denominado
Concurso:
Câmara de Buritizeiro - MG
Disciplina:
Literatura
INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder a esta questão.
“Galopo pensando no tempo que passa,
Tão vertiginoso qual sopro do vento
Que varre caminhos e até pensamento,
Deixando pra trás, nevoeiro, fumaça…
O sopro é o que traz um alento e abraça
A vida que segue traçando caminho.
O tempo é o relógio no redemoinho
Dos dias, semanas, dos meses, dos anos
Passados, presentes, anelos e planos,
Que foram, por certo, gerados no ninho.
Seguindo o caminho de curva fechada, Um forte arrepio na espinha dorsal; Na beira da mata, um estranho arsenal De tocos, garranchos e pedra lascada Vedando o acesso, atrasam a jornada, Cansaço medonho desse galopar São léguas à frente e o tempo a rolar No despenhadeiro do dia que morre Nos braços da noite, um pranto escorre Em gotas que banham a terra e o ar.
E quando amanhece, o sol ilumina A estrada de pedra que resta a seguir. Sem olhar para trás, à frente, há porvir, Na noite cinzenta, ficou a neblina No leito do rio de água cristalina, O corpo tão frágil se banha sedento. Erguendo o olhar ao azul firmamento, Tentando alcançar a linha do horizonte Que tece a beleza que nasce da fonte E expressa a grandeza da força do vento.”
Fonte: MEIRA, Creusa. Galopando no tempo e no vento. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/literatura/literatura-cordel.htm. Acesso em: 10 fev.2025.
Sobre a literatura e a cultura do cordel, é possível afirmar:
Concurso:
Câmara de Buritizeiro - MG
Disciplina:
Meio Ambiente
O estado de Minas Gerais compõe a federação brasileira e está localizado na região Sudeste do Brasil. O seu imenso território equivale ao da França, abrangendo uma grande riqueza natural. É um estado que ocupa o quarto lugar em extensão territorial,586.528 km2 . Assinale a alternativa CORRETA sobre os aspectos naturais de Minas Gerais.