limpar filtros
Questões por página:
O metabolismo ósseo tem sua fisiologia baseada essencialmente nas inter-relações entre as concentrações de cálcio e fosfato séricos e no tecido ósseo, e também na atividade da vitamina D e do hormônio paratireoidiano (PTH). É correto afirmar:
O metabolismo do organismo depende das reações químicas celulares para obtenção da energia dos alimentos e uso pelos diversos sistemas fisiológicos dos tecidos. Existe uma molécula lábil, encontrada em todas as células, que tem a capacidade peculiar de participar de várias reações acopladas - reações com o alimento para a obtenção de energia e reações diversas para o fornecimento de energia às células. Por esta razão foi denominada moeda energética do organismo, passível de ser adquirida e usada repetidamente. Esta molécula é
Sobre os efeitos do monóxido de carbono (CO) na fisiologia respiratória, considere as afirmações:

I. O monóxido de carbono combina-se com a molécula de hemoglobina no mesmo ponto em que se liga o oxigênio, porém com afinidade e tenacidade muito maiores, podendo deslocar o oxigênio da hemoglobina.
II. O oxigênio em altas pressões alveolares desloca o monóxido de carbono de sua combinação com a hemoglobina.
III. A administração simultânea de dióxido de carbono a 5% ao paciente intoxicado por CO é benéfica, por estimular o centro respiratório aumentando a ventilação alveolar.

Está correto o que se afirma em
A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) é resultante de um processo fisiopatológico que ocorre fundamentalmente no(a) I , localizado no(a) II . Os verdadeiros receptores sensoriais deste órgão são as células III , que quando estimuladas geram impulsos que são transmitidos pelo IV até o sistema nervoso central.

A alternativa que preenche as lacunas I, II, III e IV, respectivamente, é

Uma equipe de pesquisadores está desenvolvendo um novo teste bioquímico para o diagnóstico precoce da osteólise de falanges distais de quirodáctilos, doença relacionada à exposição ao cloreto de vinila, principalmente na indústria de síntese do PVC. O novo marcador, denominado beta-3-calcitolisina, é identificado mais precocemente do que as alterações radiológicas nos indivíduos que desenvolveram a doença. No processo de avaliação do teste diagnóstico, foram encontrados os resultados:



Para este teste, a sensibilidade e a acurácia foram, res- pectivamente,