limpar filtros
Questões por página:
Os achados mais frequentes ao exame físico de um portador de hipertensão pulmonar são edema periférico,
Geralmente começa com sintomas inespecíficos, como fraqueza, febre, mialgias e artralgias. Sinais de vasculite podem demorar meses para aparecer: livedo reticular, nódulos subcutâneos, úlceras e gangrena digital, mononeurite multiplex, “angina intestinal" (dor abdominal pós-prandial), hipertensão mediada por renina, infartos renais. Lesões cardíacas que usualmente são subclínicas podem levar a infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca congestiva. Em geral os pulmões são poupados. Devido a vacinação para hepatite B, atualmente menos de 10% dos casos desta vasculite são associadas ao vírus B da hepatite.

O texto acima refere-se a 

Jovem de 19 anos é admitido por primodescompensação diabética. A gasometria mostra bicarbonato de 6,0 mEq/L. O pCO2 (em mmHg) mais provável é
Durante a investigação de um paciente hipertenso, conclui-se que se trata da síndrome de Conn associada a adenoma adrenal unilateral. É mais provável, neste paciente, que potássio sérico, atividade de renina e pH sanguíneo estejam, respectivamente,
Considere os três grupos de pacientes com as seguintes características:

I: dor abdominal recorrente, taquicardia persistente, hipertensão arterial, neuropatia periférica, alterações psiquiátricas e hiponatremia.

II: miocardiopatia dilatada com insuficiência cardíaca e distúrbios do sistema de condução com arritmias, hepatoesplenomegalia e icterícia, diabetes mellitus, hiperpigmentação cutânea, hipogonadismo.

III: dentre as manifestações cardíacas a mais comum é a cardiomiopatia restritiva. Ocorrem também: cardiopatia dilatada (fases avançadas), angina com artérias epicárdicas sem obstruções, disfunção autonômica com hipotensão postural, eletrocardiograma com baixa voltagem, miocárdio hiper-refringente ao ecocardiograma.

Amiloidose, hemocromatose e porfiria correspondem respectivamente aos grupos