limpar filtros
Questões por página:

Se X e Y tem função de probabilidade conjunta dada por:

então, a covariância (2X,2Y) é igual a:

Sejam f(k) e g(k), k = 1, 2, ..., respectivamente, a função de autocorrelação parcial e a função de autocorrelação, de um processo ARIMA (p,d,q). Sabendo que g(k) é uma mistura de exponenciais ou ondas senoides amortecidas e que para f(k) somente f(1) e f(2) são diferentes de zero, então:
A probabilidade de que um experimento resulte em sucesso é sempre p e todas as realizações desse experimento são independentes. O experimento será repetido até que o evento A, que representa a ocorrência de 3 sucessos, se concretize. Sabendo que, para que A ocorra, a probabilidade de que sejam necessárias 6 repetições é igual ao de que sejam necessárias 5 repetições do experimento, o valor de p é igual a

Sejam X e Y variáveis aleatórias com distribuição binomial com parâmetros dados, respectivamente, por (n = 2, p) e (n = 4, p). Se P ( X = 1) = 4 / 9 , então P (1 ≤Y ≤3) é igual a:

Considere as afirmações abaixo, relativas à teoria de amostragem:

I. Quando a população original de tamanho N tem média µ e desvio padrão s, uma versão finita do teorema central do limite estabelece que a distribuição da média amostral  tem média µ e desvio padrão 

II. Quando a amostragem estratificada é usada, a média da população é estimada como a média ponderada das médias das amostras específicas dos estratos.

III. Se as unidades de estudo formam grupos naturais, a amostragem por conglomerados pode ser considerada, o que envolve selecionar uma amostra aleatória de grupos ou conglomerados e depois selecionar, de cada grupo, uma amostra aleatória simples.

É correto o que consta APENAS em