limpar filtros
Questões por página:
Homem de 48 anos com antecedente de cirrose hepática por hepatite C sem acompanhamento médico regular é trazido ao pronto-atendimento por quadro de hematêmese volumosa. Após estabilização clínica, é encaminhado para endoscopia digestiva alta na urg&ececirc;ncia. O principal achado esperado neste exame e seu respectivo tratamento são:
Sobre a sífilis, é correto afirmar:
Na investigação laboratorial das anemias, o marcador sérico que reflete as reservas corporais totais de ferro, mas também constitui um reagente de fase aguda que, na presença de inflamação aguda ou crônica, pode aumentar várias vezes acima dos valores basais é:
Mulher de 60 anos comparece à consulta em ambulatório de clínica médica referindo que, aproximadamente há um ano, apresenta fraqueza, fatigabilidade fácil, anorexia e perda ponderal (2 kg no período), acompanhados de dor progressiva e deformidade nas mãos, punhos e joelhos. Há algumas semanas vem apresentando piora da dor articular acompanhada de rigidez matinal significativa. Ao exame o médico observa deformidade em ambas as mãos com desvio radial do pulso e desvio ulnar dos dedos. A principal hipótese diagnóstica é
Trata-se de uma bactéria gram-negativa, cujas cepas mais relevantes clinicamente são classificadas em ‘tipo b’ e ‘cepas não-tipáveis’. As cepas do tipo b têm como
manifestação mais grave a meningite, podendo causar também epiglotite, celulite e pneumonia em lactentes. As cepas não-tipáveis são uma importante causa de pneumonia bacteriana em adultos e otite média na infância, e podem causar também sinusite, sepse puerperal e bacteriemia neonatal.
O texto refere-se à bactéria: