limpar filtros
Questões por página:
A Portaria GM/MS 2048, de 5 de novembro de 2002, estabelece a criação dos Núcleos de Educação em Urgências (NEU). Sobre os NEU, analise as afirmativas a seguir.
I – São coordenados pelo gestor público do SUS, tendo como integrantes as secretarias estaduais e municipais de saúde, hospitais e serviços de referência na área de urgência.
II – Foram criados para suprir a necessidade de estabelecimento de currículos mínimos de capacitação e habilitação para o atendimento às urgências.
III – Visam à promoção integral da saúde com objetivo de reduzir a morbimortalidade regional.
IV – São núcleos em nível de especialização médica para atendimento a urgências e emergências.
V – Têm como foco a formação de profissionais da saúde para o atendimento pré-hospitalar.
Está correto APENAS o que se afirma em
Ao realizar um atendimento pré-hospitalar, como socorrista em um acidente, seja qual for, alguns cuidados devem ser obrigatoriamente observados, EXCETO
No atendimento de emergência, alguns critérios devem ser observados no caso de pacientes queimados. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.
I – Queimaduras de segundo grau até 15% da superfície corporal em adultos não necessitam de internação hospitalar.
II – Um adulto com queimaduras abrangendo toda a região anterior do tórax e todo o membro superior esquerdo tem, segundo a regra dos nove, aproximadamente, 18% de superfície corporal lesada.
III – As queimaduras de segundo grau se dividem em superficiais (lesão de epiderme e derme superficial) e profundas (lesão de toda a epiderme e derme).
IV – Queimaduras que acometam face, períneo, ou queimaduras por inalação sempre necessitam de internação hospitalar.
V – Um homem de 70kg com 30% de superfície corporal queimada, segundo a fórmula de Parkland, deverá receber um volume de 6300ml de Ringer-lactato em 24h.
Está correto APENAS o que se afirma em

A análise de custos é essencial dentro das unidades de saúde como ferramenta de gestão e em estudos de economia da saúde. Relacione os tipos de custos da coluna da esquerda à definição da coluna da direita.

I - Custo-Efetividade
II - Custo-Benefício
III - Custo-Utilidade

P - Custo em unidades monetárias dividido por unidade que estima as preferências do indivíduo.
Q - Método de comparação de custos entre alternativas de tratamento em que se assume um efeito clínico equivalente entre as modalidades terapêuticas comparadas.
R - Mensura o custo em unidades monetárias dividido por uma unidade não monetária, chamada unidade natural, por exemplo, anos de sobrevida ou sequelas evitadas após vacinação da população.
S - Análise em que todos os custos incorridos e os desfechos resultantes são expressos em unidades monetárias.
Estão corretas as associações

OHSAS (Occupational Health and Safety Assessment Series) é uma especificação que tem como objetivo fornecer às organizações os elementos de um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SST) eficaz, passível de integração com outros sistemas de gestão (qualidade e meio ambiente, principalmente). A versão 2007 da OHSAS difere da anterior nos seguintes aspectos, EXCETO: