limpar filtros
Questões por página:

No conjunto das teorias das organizações, surgiram diferentes concepções relativas à natureza humana e sua relação com as empresas, marcando a forma de administração das pessoas e privilegiando, sobretudo, aspectos particulares da conduta humana. Dentre elas, estão as Teorias da Administração Científica, da Contingência e a Estruturalista, cada uma, a seu modo, concebendo o comportamento humano e suas motivações para a execução das tarefas.
A partir dessa ideia, relacione os elementos da 1a coluna aos da 2a .

Teorias (1ª Coluna)
I - Administração Científica
II - Contingência
III - Estruturalista

Motivação básica (2ª Coluna)
P - Microssistemas individual e complexo
Q - Processo decisorial e busca de soluções satisfacientes
R - Recompensas salariais e sociais
S - Recompensas salariais e financeiras

Uma determinada empresa é uma organização pequena que terceiriza a maior parte dos seus negócios, sendo, além disso, altamente centralizada com pouca departamentalização. Considerando essas características, qual estrutura organizacional define o perfil dessa empresa?
Para analisar a estrutura organizacional de uma empresa, deve-se tomar para análise seis elementos básicos: a departamentalização, a especialização do trabalho, a cadeia de comando, a centralização, a descentralização e a formalização. A partir das distinções estabelecidas entre esses elementos, constata-se que a formalização é a (o)
É correto afirmar que a psicodinâmica do trabalho:

I – usa testes psicométricos em seus estudos sobre as vicissitudes do trabalho contemporâneo;

II – acrescenta que a dimensão corpórea da inteligência da prática deve ser considerada nas análises do trabalho;

III – tanto quanto a Ergologia dão importância considerável a relações estabelecidas entre o corpo do trabalhador e sua tarefa;

IV – concebe o homem como um ser que deve buscar sempre o equilíbrio com a natureza através da adaptação.

São corretas APENAS as afirmativas
Questão Anulada
A epidemiologia do trabalho é uma das abordagens mais usadas em nosso país para análise do sofrimento no ambiente de trabalho. Ela considera que o(a)