limpar filtros
Questões por página:

Considere a fórmula a seguir para calcular a distância entre o receptor GPS na superfície terrestre e o satélite no espaço.

Com base nessa fórmula, qual é o número mínimo de satélites que precisa ser rastreado para que se possa eliminar o erro do relógio do receptor?

Para determinação das pseudodistâncias, consideram-se duas observáveis fundamentais: a fase do código e a fase da portadora. A combinação linear entre as grandezas observáveis GPS faz com que os erros presentes nas observações originais sejam minimizados a quantidades negligenciáveis e facilita a resolução das ambiguidades. Em diferentes estações, as diferenças entre essas observáveis geram novas grandezas. Qual dessas grandezas elimina a ambiguidade na fase da portadora?
As informações de posição e tempo dos satélites GPS estão contidas nas efemérides transmitidas, acessadas via sinal dos satélites. Essas informações são necessárias para se obter a posição instantânea da antena de um receptor, por exemplo. Uma das etapas da produção dessas efemérides envolve o processamento das discrepâncias entre as observações coletadas nas estações monitoras e as calculadas com base nas efemérides de referência. Essas observações referem-se à(ao)
As mensagens transmitidas do satélite GPS para um receptor são enviadas em um formato padrão que foi desenvolvido para facilitar o intercâmbio de dados. Esse formato é o
O DOP (Diluition of Precision) é uma medida de precisão frequentemente utilizada em navegação com o GPS. Sabe-se que, para o posicionamento tridimensional, o PDOP tem uma relação com a configuração da geometria dos satélites em órbita. Nessas condições, quanto melhor a geometria dos satélites,