limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
A interface dente/material adesivo resinoso está sujeita a degradação química e mecânica. Quimicamente, as reações mais importantes são a hidrólise e a plasticizacão da resina, que estão relacionadas com a presença de água.
mostrar texto associado
Os adesivos decominados one-step (passo único) simplificaram a técnica sem, entretanto, que se perdessem a eficácia e a durabilidade.
mostrar texto associado
Os adesivos dentinários que contêm acetona como base são os de técnica mais fácil e apresentam melhores resultados em relação à longevidade das restaurações.
mostrar texto associado
O mecanismo de adesão dos ionômeros de vidro ocorre de duas formas: pela interdifusão dos componentes do cimento, estabelecendo uma união micromecânica; e pela união química obtida pela interação dos grupos carboxílicos do ácido polialcenóico com os íons cálcio da hidroxiapatita que permanecem ligados por fibrilas de colágeno.
mostrar texto associado
Com a finalidade de melhorar a adesão dos cimentos ionoméricos à dentina, é recomendável o condicionamento de ácido fosfórico, que permite maior superfície exposta para reação dente/material restaurador.