limpar filtros
Questões por página:
O desenvolvimento de um sistema de software complexo demanda que seus desenvolvedores tenham a possibilidade de examinar e estudar esse sistema a partir de diversas perspectivas. O uso da UML sugere que um sistema pode ser descrito por meio de cinco visões independentes do sistema. Duas dessas visões são detalhadas a seguir. Observe.

I. Descreve o sistema de um ponto de vista externo como um conjunto de interações entre o sistema e os agentes externos do sistema.

II. Enfatiza as características de concorrência e paralelismo, sincronização e desempenho do sistema.

As duas visões detalhadas são conhecidas, respectivamente, por visões de
Um recurso poderoso é empregado em bases de dados Cliente/Servidor, executado em resposta a determinados eventos numa tabela ou visão, com o objetivo de manter a integridade das informações no banco de dados. Por exemplo, quando um novo registro, representando um novo funcionário, é adicionado à tabela empregados, novos registros também são criados nas tabelas de impostos, férias e salários. Esse recurso é usado normalmente para realizar tarefas relacionadas com validações e consistência de dados, segurança e restrições de acesso. Esse recurso denomina-se
Web Services fornece um meio padrão de interoperabilidade entre diferentes aplicações de software, executando em uma variedade de plataformas e/ou frameworks. Tem como um dos objetivos prover a conversão das aplicações na versão Web. A comunicação é realizada por meio de protocolos abertos. Por padrão, Web Services estabelece

uma linguagem projetada para transportar e armazenar dados, com foco direcionado para a essência do dado.

• um protocolo que permite aos aplicativos trocarem informações sobre HTTP.


A linguagem e o protocolo são, respectivamente,
A análise de Ponto de Função engloba diversas etapas, sendo que a contagem está associada fundamentalmente a projetos de desenvolvimento e de melhoria. Nesse contexto, uma função é representada pelas necessidades do usuário em termos de processamento de dados e que caracteriza a lógica, sendo identificadas como entradas externas (EE), saídas externas (SE) e consultas externas (CE). Essa descrição caracteriza o tipo denominado Funções
A Análise e Projeto Orientado a Objetos oferece suporte a um recurso que apresenta as características listadas a seguir.

I. Separa os aspectos externos de um objeto, que são acessíveis a outros objetos, dos detalhes internos da implementação, que estão escondidos de outros objetos.

II. Evita que partes de um programa se tornem tão interdependentes que uma pequena mudança tenha grandes efeitos em cascata.

III. Pode-se mudar a implementação de um objeto sem afetar as aplicações que o utilizam.

Esse recurso denomina-se