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A abordagem teórica do sense making, recorrentemente utilizada em estudos de usuários quantitativos, procura entender os usuários com necessidades cognitivas, afetivas, psicológicas e fisiológicas.
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A técnica de grupo focal, que envolve a prospecção de natureza quantitativa a partir de perguntas remetidas a pessoas experientes acerca de determinado tema, pode ser utilizada para a realização de estudos de usuários.
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Após o questionário, a observação indireta é o método mais utilizado para a realização de estudos de usuários e pode ser do tipo não estruturada, semiestruturada e estruturada.
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Usuários de informação podem ser classificados em três grupos principais: usuários que ainda não estão na vida ativa profissional ou são estudantes; usuários engajados na vida ativa, cujas necessidades de informação têm origem na sua vida profissional; e o cidadão, cujas necessidades de informação são gerais e relacionadas à sua vida social.
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Estudo de usuários pode ser entendido como uma sondagem de quem diz o que para alguém por meio de que meios e com que efeito. Nesse entendimento, os termos quem, o que, alguém, meios e efeito referem-se, respectivamente, aos serviços de informação, informação, usuários, canais e impacto do uso da informação.