limpar filtros
Questões por página:

Gerenciar serviços de rede é uma tarefa relativamente fácil, quando se tem um sistema operacional específico para esse fim. A Microsoft possui a sua versão de Sistemas Operacionais (SO) para servidores, em que o mais utilizado na atualidade é o Windows Server 2008, nas mais variadas versões, mas, para isso, é necessário que se pague as licenças de software. O Windows Server 2008 R2 possui uma grande variedade de serviços gerenciáveis, e uma das formas de organização e centralização desses recursos é fazer uso de uma central de gerenciamento. No Windows 2008 Server R2, recebe o nome de MMC – Microsoft Management Console, ou simplesmente Console de Gerenciamento Microsoft. Dentro do console do MMC, pode‐se adicionar snap‐ins, objetos que se integram a outros objetos. Com isso, pode‐se centralizar em um único local as ferramentas mais importantes, tendo acesso a elas com maior rapidez e facilidade. Como exemplo, citam‐se as ferramentas administrativas, snap‐ins do Windows. Dentro do console MMC, para adicionar snap‐ins, acessa‐se o menu Arquivo, clica‐se em Adicionar/Remover snap‐in. Como alternativa, pode‐se utilizar uma combinação de teclas para atalho que são:

Desenvolver sistemas, respeitando os padrões de qualidade exigidos pelo mercado, é o que as empresas de desenvolvimento, instituições e/ou organizações, que têm o seu departamento de desenvolvimento de soluções próprias têm buscado atualmente. Diversas linguagens podem ser utilizadas, cada uma com suas características próprias, dependendo do tipo de aplicação que se pretende. A UML (Unified Modeling Language) tem papel importante quando se trata do desenvolvimento com a utilização da linguagem orientada a objetos. Através de seus vários diagramas, é considerada uma linguagem visual, para modelar sistemas orientados a objetos, e que define elementos gráficos (visuais), utilizados na modelagem de sistemas. Tomando‐se como base a versão 2.0 da UML, esses diagramas podem ser divididos em estruturais e comportamentais. Assinale a alternativa que apresenta APENAS diagramas estruturais.

No sistema Linux, um servidor de arquivos NFS (Network File System) tem a característica de permitir estender seu sistema para a conexão de sistemas de arquivos entre outros computadores na sua estrutura de diretórios local. Com um servidor NFS, tem‐se a facilidade de compartilhamento de grandes quantidades de dados entre os vários usuários e também computadores em uma organização. Por vezes, o compartilhamento de arquivos e/ou dados se torna importante para o andamento da organização, pois permite que vários usuários tenham acesso a dados e/ou arquivos necessários para a continuidade dos negócios. Para que um diretório do sistema Linux seja disponibilizado para outros sistemas, é preciso exportar esse diretório. Essa exportação é feita em caráter permanente, adicionando informações acerca do diretório exportado a um arquivo. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta esse arquivo.

Em um Banco de Dados, a garantia da integridade dos dados tem o significado da confiabilidade efetiva dos dados que estão armazenados nesse banco, ou seja, tem‐se, de fato, dados de qualidade. Na garantia de que alguns tipos de incorreções não aconteçam, o SQL Server 2008 R2 tem disponível uma série de elementos que ajudam a garantir a integridade desses dados. Como exemplo, cita‐se a gravação de dois pedidos com o mesmo número, ou o cadastro de determinado item com o mesmo código de outro item já cadastrado, entre outras situações. Em se tratando de alguns tipos de integridade apresentados no SQL Server 2008 R2, assinale a alternativa correta.

O MySQL possui um mecanismo que permite controlar o acesso e a realização de todas as operações que lhe são solicitadas, conhecido como Sistema de Privilégio de Acesso, que utiliza um conjunto de tabelas, onde cada qual é responsável por um determinado item de segurança. Quando utilizadas de forma unificada, podem realizar toda a segurança necessária, garantindo que um usuário específico possa ter ou não seu acesso liberado para realizar determinada operação. Para liberar direitos de acesso, utiliza‐se o comando GRANT e sua sintaxe básica é a seguinte:

GRANT <privilégios> [(colunas)] ON <banco> <tabela> TO '<usuário>'@'<domínio>' IDENTIFIED BY '<senha>'

O parâmetro <privilégios> simboliza quais os direitos de acesso serão gerenciados no comando GRANT. Sobre esse parâmetro, assinale a alternativa que permite realizar consultas no MySQL.