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De acordo com o Guia PMBOK®, 4ª edição, o gerenciamento de projetos é a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto, a fim de atender aos seus requisitos. O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e integração apropriadas dos 42 processos agrupados logicamente abrangendo os 5 grupos de processos. São grupos desses processos, EXCETO:

“O Control Objectives for Information and related Technology (CobiT®) fornece boas práticas através de um modelo de domínios e processos e apresenta atividades em uma estrutura lógica e gerenciável. As boas práticas do CobiT representam o consenso de especialistas. Elas são fortemente focadas mais nos controles e menos na execução.”

(Manual do Cobit 4.1.)

Para a área de TI ter sucesso em entregar os serviços requeridos pelo negócio, os executivos devem implementar um sistema interno de controles ou uma metodologia. O modelo de controle do CobiT contribui para as necessidades descritas a seguir, EXCETO:

“A ITIL pode ser considerada uma fonte de boas práticas utilizada pelas organizações para estabelecer e melhorar suas capacitações em gerenciamento de serviços. O núcleo da ITIL é composto por 5 publicações, cada uma delas relacionada a um estágio do ciclo de vida do serviço, contendo orientações para uma abordagem integrada de gerenciamento de serviços.”

(Fernandes e Abreu, 2012.)

Assinale qual dos processos NÃO pertence à publicação desenho do serviço, do núcleo da ITIL.

“Esta publicação define os princípios básicos que norteiam o gerenciamento de serviços, mostrando como uma organização pode transformá-lo em um ativo estratégico e orientando como esta pode operar e crescer com sucesso a longo prazo.”

(Fernandes e Abreu, 2012.)

Esta definição se refere à qual publicação do ITIL?

Para atender aos objetivos de negócios, as informações precisam se adequar a certos critérios de controles, aos quais o CobiT denomina necessidades de informação da empresa. Baseados em abrangentes requisitos de qualidade, guarda e segurança, sete critérios de informação distintos e sobrepostos são definidos. Relacione tais critérios às respectivas características.

1. Efetividade.
2. Eficiência.
3. Confidencialidade.
4. Disponibilidade.
5. Conformidade.
6. Confiabilidade.
7. Integridade.

( ) Entrega da informação através do melhor (mais produtivo e econômico) uso dos recursos. 
 
( ) Disponibilidade da informação quando exigida pelo processo de negócio hoje e no futuro. Também está ligada à salvaguarda dos recursos necessários e capacidades associadas.

( ) Fidedignidade e totalidade da informação bem como sua validade de acordo com os valores de negócios e expectativas.

( ) Entrega da informação apropriada para os executivos para administrar a entidade e exercer suas responsabilidades fiduciárias e de governança.

( ) Proteção de informações confidenciais para evitar a divulgação indevida.

( ) Lida com a informação relevante e pertinente para o processo de negócio bem como está sendo entregue em tempo, de maneira correta, consistente e utilizável.

( ) Lida com a aderência a leis, regulamentos e obrigações contratuais aos quais os processos de negócios estão sujeitos, isto é, critérios de negócios impostos externamente e políticas internas.

A sequência está correta em