limpar filtros
Questões por página:
Após explicar a um paciente com 15 anos de idade, sexo masculino, a origem de sua disfunção têmporo-mandibular, o cirurgião-dentista é questionado por este paciente se o disco articular pode ser considerado um “menisco", como aquele encontrado na articulação do joelho.

A resposta é negativa

PORQUE

um menisco é uma fibrocartilagem em forma de cunha que divide uma cavidade articular, isolando o líquido sinovial, e o disco articular atua passivamente, facilitando o movimento entre as partes ósseas.

Está correto afirmar que 
Paciente com 42 anos de idade, sexo masculino, tem diagnóstico de lesão de furca grau I nos dentes 36 e 37. O tratamento consiste em
Durante a anamnese, paciente com 19 anos de idade, sexo feminino, relata ser fumante. O exame clínico mostra perda de inserção de 4 mm nos incisivos superiores e inferiores, e perda de inserção de 5 mm nos molares e pré-molares do arco superior e inferior. Este quadro é compatível com o diagnóstico de
Paciente com 18 anos de idade, sexo feminino, é trazida ao consultório odontológico cerca de duas horas após sofrer uma queda de bicicleta, em que houve fratura coronária complicada dos dentes 11 e 21. O tratamento consiste em
Paciente com 28 anos de idade, sexo masculino, chega ao consultório odontológico com queixa de uma forte dor de dente na região superior direita. Para efetuar o diagnóstico, algumas perguntas devem ser feitas durante a anamnese. Assim, determinar
 
I. o tempo desde o início da dor possibilita definir se a dor tem origem pulpar, quando o início da dor foi notado há poucos meses.
II. o que desencadeia a dor, como um café quente, permite ao cirurgião-dentista evitar estímulos térmicos, que podem agravar os sintomas.
III. se a dor acorda o paciente possibilita definir se a dor tem origem odontogênica, pois o paciente que consegue dormir à noite pode apresentar uma dor de origem psicogênica.
IV. onde doi e para onde a dor se irradia, permite definir se a dor é de origem pulpar, quando é difícil de localizar a dor corretamente, ou de origem periodontal, quando a dor é localizada facilmente.

Está correto o que se afirma APENAS em