limpar filtros
Questões por página:

Um motor trifásico é alimentado por um gerador de tensão de 15 kV por meio de uma linha de reatância igual a 450 Ω. A tensão e a potência de bases adotadas nesse sistema são 15 kV e 100 kVA. O motor possui uma reatância de 0,2 p.u., referida às bases adotadas. Sabendo-se que a tensão de linha nos terminais do motor no momento da falta é de 12,0 kV, a corrente de curto-circuito trifásica nas linhas é igual a:

Questão Anulada

Uma edificação ocupa a área de um terreno quadrado de lado igual a 20 metros. Foi instalado na cobertura da edificação um para-raios do tipo Franklin. Para que esse para-raios proteja a edificação com ângulo de proteção de 30o , o captor deve estar a uma altura mínima em relação ao topo da edificação de:

A corrente de falta de um sistema elétrico trifásico pode ser calculada por meio dos Equivalentes de Thèvenin, vistas do ponto de sua ocorrência. Considere a corrente de falta de sequência positiva dada pela expressão: onde é a tensão no ponto da falta e são as impedâncias dos equivalentes de Thévenin de sequências positiva e negativa vistas do ponto onde ocorreu a falta. Essa falta corresponde a um curto-circuito entre:

Em um setor de um sistema elétrico, em que as bases são de 10 kV e 100 kVA, existe um equipamento de tensão igual a 5 kV e potência de 50 kVA. Sabendo-se que sua reatância original é de 0,2 p.u., a nova reatância, considerando o setor em que se encontra, é de:

Um transformador trifásico é alimentado no primário com uma tensão de 500 V. A tensão de linha no secundário é igual a 15.000 V. Sabendo-se que a configuração desse transformador é delta-estrela, a relação de espiras entre o primário e secundário - N1/N2, é igual a: