limpar filtros
Questões por página:

Homem de 66 anos procura serviço de emergência com dor torácica do tipo constritiva e dispneia, de início súbito. Após submeter-se a bateria de exames, incluindo angiografia com TC de Tórax, foi descartada a hipótese de embolia pulmonar. Contudo, foi detectado um nódulo solitário com 9 mm de diâmetro em projeção periférica no lobo médio direito, sem a presença de linfonodomegalia mediastinal. O paciente é fumante pesado, fuma desde os 12 anos de idade, atualmente cerca de 50 cigarros/dia. Radiografia de Tórax realizada há 2 anos foi normal. Os fluxos, volumes e a capacidade de difusão pulmonar encontram-se dentro da normalidade. Na sequência da avaliação clínica e tratamento desse paciente, a conduta recomendada é:

Uma técnica de enfermagem sofre uma picada acidental com agulha de paciente soropositivo, na mão. A opção que apresenta maior probabilidade de estar associada a um menor risco de transmissão por HIV em um profissional de saúde é:
Em relação aos cuidados na aplicação, atenção quanto aos possíveis efeitos adversos e contraindicações que devem ser observados no uso de imunobiológicos, é correto afirmar que:
Mulher de 35 anos procura a UPA com queixas de febre, anorexia, dor abdominal, artralgia, tosse seca e cefaleia que começaram a se manifestar há 5 dias. Refere que estava em período de férias e que pescou e nadou em rios no Maranhão há 4 semanas. Os principais achados clínicos foram temperatura axilar de 38,5º C; presença de linfonodomegalia nas regiões femoral, cervical e hepatomegalia. O hemograma revelou leucocitose (18.000/μL), com eosinofilia acentuada (40%). Considerando-se que se trata do quadro clínico clássico da Febre de Katayama – uma forma aguda de uma parasitose endêmica no Brasil – a droga de escolha para o tratamento dessa paciente é:
Homem de 44 anos procura ambulatório com queixa de tosse seca, com predomínio noturno, há 2 meses, e eventualmente produtiva com catarro amarelo. Não teve infecções recentes das vias respiratórias. Relata asma na infância. Chega a fumar 2 maços por dia. Não faz uso de medicamentos. Exame físico sem anormalidades específicas no aparelho respiratório. Nesse momento da avaliação clínica, o exame indicado é: