limpar filtros
Questões por página:
Ao receber o laudo de uma radiografia de tórax, o médico cardiologista constatou que haviam sido observadas linhas B de Kerley, além de outros achados radiológicos. Com base nesse caso, é correto afirmar que as linhas B de Kerley
A síndrome de Brugada está associada a uma alteração nos canais iônicos das miocélulas cardíacas e uma de suas características eletrocardiográficas elementares é a elevação do ponto J e do segmento ST em cúpula (de pelo menos 2 mm de amplitude) seguido de inversão de onda T nas derivações V1 e V2. Essa canalopatia está associada à


Considerando que a figura acima mostra o traçado eletrocardiográfico de um paciente de quarenta e cinco anos de idade (calibração 1 cm = 1 mV, velocidade do papel = 25 mm/s), com DII longo, assinale a opção que indica, corretamente, o ritmo cardíaco de base apresentado nesse ECG.

    Um paciente, de trinta e dois anos de idade, procurou atendimento médico com queixa de palpitações taquicárdicas às vezes associadas a episódios de síncope. Negou outras doenças, inclusive diabetes melito e hipertensão arterial. O exame físico não evidenciou anormalidades. O ECG de doze derivações mostrou ritmo sinusal, frequência ventricular média de 85 bpm, eixo do complexo QRS (SÂQRS) desviado para a esquerda, sobrecarga de câmaras esquerdas (átrio e ventrículo), ondas Q patológicas em paredes lateral e inferior e ondas T negativas e simétricas difusamente. Após a realização de um ecodopplercardiograma transtorácico com mapeamento de fluxo em cores, o paciente apresentou: hipertrofia ventricular (> 20 mm), com relação entre o septo interventricular e a parede posterior do ventrículo esquerdo (VE) igual a 2,0; amputação da ponta do VE; presença de movimento anterior sistólico da valva mitral e de fechamento mesossistólico da valva aórtica; aspecto granuloso do miocárdio hipertrofiado e espessamento endocárdico.

Assinale a opção que apresenta o principal diagnóstico para o caso clínico apresentado.

Uma paciente de sessenta e dois anos de idade procurou atendimento de emergência, queixando-se de dor torácica, em aperto, de forte intensidade e início súbito, localizada na região retroesternal, associada a dispneia. Informou que seu cônjuge falecera de morte súbita há apenas um dia. O exame físico mostrouse sem anormalidades: frequência cardíaca de 95 bpm, pressão arterial de 120 mmHg x 80 mmHg, ritmo cardíaco regular em dois tempos sem sopros, pulmões limpos, sem outras anormalidades. O ECG de doze derivações mostrou supradesnivelamento do segmento ST (de 5 mm) localizado nas derivações de V1 a V6. Os níveis séricos de troponina I e CKMB massa, colhidos na admissão, foram de 5,0 ng/dL (valor normal até 1,0 ng/dL) e 7,0 ng/dL (valor normal até 3 ng/dL), respectivamente. A paciente foi submetida a exame cineangiocoronariográfico, cujo resultado evidenciou artérias coronarianas isentas de lesões obstrutivas e a ventriculografia esquerda é mostrada na figura acima.

Com base nessas informações clínico-laboratoriais, assinale a opção que apresenta a principal hipótese diagnóstica.

Uma paciente de sessenta e dois anos de idade procurou
atendimento de emergência, queixando-se de dor torácica, em
aperto, de forte intensidade e início súbito, localizada na região
retroesternal, associada a dispneia. Informou que seu cônjuge
falecera de morte súbita há apenas um dia. O exame físico mostrouse
sem anormalidades: frequência cardíaca de 95 bpm, pressão
arterial de 120 mmHg x 80 mmHg, ritmo cardíaco regular em dois
tempos sem sopros, pulmões limpos, sem outras anormalidades.
O ECG de doze derivações mostrou supradesnivelamento
do segmento ST (de 5 mm) localizado nas derivações de V1 a V6.
Os níveis séricos de troponina I e CKMB massa, colhidos
na admissão, foram de 5,0 ng/dL (valor normal até 1,0 ng/dL) e
7,0 ng/dL (valor normal até 3 ng/dL), respectivamente. A paciente
foi submetida a exame cineangiocoronariográfico, cujo resultado
evidenciou artérias coronarianas isentas de lesões obstrutivas e a
ventriculografia esquerda é mostrada na figura acima.