limpar filtros
Questões por página:
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, a respeito de intervenções psicológicas em problemas específicos, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Joana, servidora pública de trinta e nove anos de idade, perdeu subitamente seu cônjuge devido a um acidente de trânsito. Após o retorno às atividades de trabalho, encontrava-se impaciente e agressiva com os colegas, além de sentir, diariamente, fortes dores de cabeça, o que afetou sua produtividade no trabalho. Orientada por seu diretor, procurou auxílio de um psicólogo, que lhe explicou os estágios do luto e informou-lhe que ela se encontrava na fase da raiva. Nesse caso clínico, a abordagem terapêutica foi adequada, pois, de acordo com Kubler Ross, o fornecimento de informações a respeito da situação vivida transmite maior segurança no enfrentamento da perda.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, a respeito de intervenções psicológicas em problemas específicos, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Miguel, sessenta e oito anos de idade, divorciado, pai de três filhos, encontra-se prestes a adquirir aposentadoria compulsória, o que implicará diminuição da sua renda e a perda do status que o trabalho lhe confere. Há dois anos, encontra-se em processo terapêutico, iniciado após o casamento de sua ex-esposa. Relata que se sente derrotado e desonrado, sem ver sentido na vida, além de apresentar ideações suicidas. Ao perceber sintomas de depressão, o psicólogo o encaminhou para tratamento medicamentoso com psiquiatra e iniciou uma intervenção terapêutica denominada autópsia psicológica de Schneidman. Nesse caso clínico, a intervenção terapêutica foi bem empregada, uma vez que, por meio dela, utiliza-se a reconstrução narrativa e exalta-se o contexto sócio-histórico das pessoas com comportamentos depressivos e tendências suicidas, de modo a direcioná-las ao restabelecimento da saúde física e mental.
A respeito da atuação do psicólogo no campo institucional, julgue os itens subsequentes.

O psicólogo institucional deve investigar o papel das instituições no desenvolvimento da personalidade dos indivíduos que nelas atuam.
A respeito da atuação do psicólogo no campo institucional, julgue os itens subsequentes.

Na psicologia institucional, o trabalho é concebido como um fator etiológico importante no processo de saúde mental, haja vista que alguns problemas de saúde devem ser compreendidos à luz das condições e dos contextos do ambiente de trabalho.
Quanto à atuação do psicólogo diante da prevenção e do tratamento de dependências químicas, julgue os itens que se seguem.

As práticas socioassistencias corroboram com a perspectiva da tutela, haja vista que a proteção direcionada aos usuários de álcool e outras drogas, bem como aos seus familiares, é a melhor ação a ser realizada a curto prazo.