limpar filtros
Questões por página:
É papel da Terapeuta Ocupacional empregar técnicas de proteção à articulação para reduzir a dor e a deformidade, em pacientes portadores de Artrite Reumatóide. As técnicas de ensino-aprendizado estão descritas nas alternativas seguintes, exceto uma. Assinale-a.
Segundo Trombly, o “modelo ocupacional funcional” é um modelo conceitual que orienta a terapia ocupacional na avaliação e tratamento de pessoas com disfunção física. Para esse modelo, apresentam-se a seguir cinco conceitos:

I – Para o engajamento satisfatório no desempenho de papéis vitais, uma pessoa deve estar apta a realizar tarefas que componham o papel.
II – As tarefas estão compostas por atividades, que são as pequenas unidades do comportamento.
III – Para se estar apto a realizar uma dada atividade, deve-se possuir certas habilidades sensório-motoras, cognitivas, de percepção, emocionais e sociais.
IV – As habilidades são desenvolvidas a partir das capacidades que a pessoa adquiriu através do aprendizado ou amadurecimento.
V – Essas capacidades desenvolvidas dependem de capacidades de primeiro nível que derivam dos atributos genéticos da pessoa ou substrato orgânico disponível.

Quantos desses conceitos estão corretamente descritos?
As alterações nas funções cognitivas interferem diretamente no processo de reabilitação do paciente com Acidente Vascular Encefálico (AVE). São alterações das funções corticais superiores:
O “teste de Preensão de Moberg” é utilizado pelo terapeuta ocupacional com o objetivo de avaliar
Segundo Pedretti (2004), “no século XIX e início do século XX, o processo de desenvolvimento da profissão da Terapia Ocupacional foi baseado na experiência particular de cada fundador, influências de ideias e crenças da época”.

É correto afirmar que algumas ideologias também colaboraram para a formação, a saber: