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A otimização de um sistema de administração de recursos humanos se dá a partir de um conjunto integrado de competências no ambiente de trabalho. Entre essas competências há aquela que se situa em alto nível e corresponde a liderança e participação no mercado, vantagens competitivas, imagem e reputação, como também a preferência dos clientes e consumidores. Esta competência é conhecida como
A relação nos grupos e a liderança lidam com a questão do poder, que pode ser de vários tipos, como o que se refere à crença, por parte dos seguidores, sobre uma pessoa ter o direito de pedir a obediência de outra, geralmente com base em uma condição social ou um título. A esta forma de poder dá-se o nome de
Para que haja um bom planejamento será necessário que se tenha um juízo claro sobre a instituição resultante da comparação de sua realidade presente com a realidade desejada que será seu marco operativo. Isso deve ocorrer a partir de um
A liderança no trabalho requer que o supervisor aumente a motivação de seu subordinado pela recompensa de um bom desempenho. Para tal, o supervisor pode adotar estilos de supervisão como o de apoio, o de diretividade, o participativo ou o de realização. O estilo de realização é o aquele que mantém preocupação com
Ao abordar o treinamento e desenvolvimento como estratégia de crescimento de uma empresa, encontra-se de imediato o tema prioritário da