limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
Para o autor do texto, a mística do Fla-Flu
mostrar texto associado
Ao começar seu texto pedindo perdão pelo exagero, o redator se utiliza de :
mostrar texto associado

Observe o trecho “conhecer a norma padrão é parte integrante do amadurecimento das nossas competências linguístico-culturais” e assinale a única alternativa que propõe uma reescritura coerente com o original.

mostrar texto associado
O texto de Carlos Alberto Faraco, quanto à sua tipologia e gênero, está organizado predominantemente no modo;
mostrar texto associado
Observe a presença da conjunção SE no último parágrafo do texto, reproduzido a seguir:

Desse modo, SE os conteúdos gramaticais não podem desaparecer do ensino, também não podem simplesmente permanecer arrolados e repassados como no ensino tradicional. Só existe sentido em estudar gramática, SE esses conteúdos estão claramente subordinados ao domínio das atividades de fala e escrita, isto é, SE eles têm efetiva relevância funcional. Ou, dito de outro modo, SE conseguimos romper radicalmente com o modelo pedagógico medieval de ensino de língua, conforme descrito anteriormente.

O autor emprega a conjunção SE quatro vezes nessa passagem. Há identidade morfossemântica em quantas dessas quatro ocorrências?