limpar filtros
Questões por página:
Assinale a alternativa que NÃO corresponde às peculiaridades dos métodos de avaliação de investimento de um projeto.
Suponha a construção de uma hidrelétrica em uma determinada localidade. Em função de suas características técnicas, essa construção gera um grande número de empregos. Neste sentido, leia as considerações a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Do ponto de vista privado, a geração de empregos não se constitui em um benefício.

II. Do ponto de vista social, a geração de empregos constitui-se em um benefício.

III. A geração de empregos entra no cálculo tanto da taxa interna de retorno econômica (TIRE), quanto da taxa interna de retorno (TIR).
Suponha a avaliação de dois projetos X e Y pelos métodos da taxa interna de retorno (TIR) e de payback. Nesse sentido, é correto afirmar que deve ser escolhido o projeto que apresentar:
A economia brasileira, ao longo da década de 1990, passou por um processo de maior abertura para a economia mundial, bem como de liberalização comercial. Neste contexto, leia e analise, atentamente, as informações a seguir e marque a alternativa correta.

I. Depois do Plano Real, houve um aumento contínuo, ano a ano, dos influxos líquidos de investimento estrangeiro direto.

II. Para que houvesse um aumento das exportações gerando resultados positivos significativos na balança comercial, foi utilizado de 1995 até 1999, um regime de câmbio flutuante.

III. Entre 1990 e 1999, houve um aumento intensivo da participação dos ramos industriais em tecnologia no Valor da Transformação Industrial, ou seja, no VTI.
Leia e analise, atentamente, as informações sobre o processo brasileiro de industrialização por substituição de importações e assinale a alternativa correta.

I. Esse processo apoiou-se em instrumentos de política econômica como reservas de mercado, subsídios e incentivos fiscais e financeiros à indústria nascente.

II. Esse processo, no Brasil, se fez sem pressões inflacionárias, sem desequilíbrios externos e sem desigualdades regionais.

III. Foi um processo por meio do qual o Estado, entre outras responsabilidades, as segurou investimentos em infraestrutura e exerceu o papel de empresário no segmento da indústria pesada.