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Carlos Montaño (2012) em seu texto Pobreza, “questão social" e seu enfrentamento problematiza as concepções de pobreza e da questão social no desenvolvimento da sociedade capitalista. Dentre suas conclusões podemos mencionar que:

1. Não é no mercado, mas na esfera produtiva que são geradas as contradições entre as classes na sociedade capitalista: a partir do lugar que ocupam ou do papel que desempenham, os sujeitos no processo de produção, derivado da propriedade da terra (capitalistas proprietários da terra), da propriedade privada dos meios de produção e reprodução (capitalista industrial, comercial ou bancário) e da mera propriedade de força de trabalho (trabalhador, empregado ou desempregado).

2. As políticas sociais e os direitos sociais, políticos e trabalhistas representam apenas concessões por parte da burguesia. São produtos das contradições capitalistas e necessárias para a manutenção do modo de produção capitalista.

3. A luta por mecanismos de redistribuição de renda, por controle da exploração, por melhores salários, condições de trabalho e direitos trabalhistas é, no curto prazo, necessária e urgente para o trabalhador, para o movimento sindical, para o partido político e, particularmente, para o assistente social.

4. No modo de produção capitalista, a pobreza (pauperização absoluta ou relativa) é o par dialético da acumulação capitalista, e a crise é estruturalmente o par dialético da expansão ou desenvolvimento capitalista, alternando ciclicamente entre um e outro.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Marilda V. Iamamoto (2011), ao analisar a formação histórica brasileira e a questão social, dá destaque, entre outros aspectos, ao processo de modernização capitalista no Brasil. Com base nas discussões da autora, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

Coluna 1

1. Propriedade territorial capitalista
2. Modernização conservadora
3. Expansão monopolista
4. Burguesia brasileira
5. Democracia

Coluna 2

( ) permite explicar a incorporação e/ou criação de relações sociais arcaicas ou atrasadas nos setores de ponta na economia, que adquirem força nos anos recentes, com a peonagem, a escravidão por dívida, a clandestinidade nas relações de trabalho e a sua precarização mediante a regressão dos direitos sociais trabalhistas.

( ) é responsável pela persistência de constrangimentos históricos que freiam o alcance das transformações históricas do presente, porque se realizam por meio de instituições, concepções e valores enraizados em relações que tiveram sentido pleno no passado e que são ressuscitadas na atualidade.

( ) faz-se, no Brasil, mantendo, de um lado, a dominação imperialista e, de outro, a desigualdade interna do desenvolvimento da sociedade nacional. Aprofunda as desigualdades econômicas, sociais e regionais, à medida que favorece a concentração social, regional e racial de renda, prestígio e poder.

( ) é marcada por uma forma de dominação burguesa que, por suas características, Florestan Fernandes (1975) qualifica de “restrita", porque voltada aos membros das classes dominantes que universalizam seus interesses de classe a toda a nação, pela mediação do Estado e de seus organismos privados de hegemonia.

( ) tem suas raízes profundamente imbricadas às bases do poder oligárquico e à sua renovação diante da expansão dos interesses comerciais, financeiros e industriais. […] Se socializa polarizada por um forte conservadorismo sociocultural e político, traduzido no mandonismo oligárquico.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

São princípios presentes no Código de Ética do Assistente Social que devem dar sustentação à sua prática profissional:

1. Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais; Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo.

2. Contribuir para a viabilização da participação efetiva da população usuária nas decisões institucionais; Dispor de condições de trabalho condignas, seja em entidade pública ou privada, de forma a garantir a qualidade do exercício profissional.

3. Apoiar e/ou participar dos movimentos sociais e organizações populares vinculados à luta pela consolidação e ampliação da democracia e dos direitos de cidadania; Denunciar ao Conselho Regional de Serviço Social, através de comunicação fundamentada, qualquer forma de exercício irregular da Profissão, infrações a princípios e diretrizes deste Código e da legislação profissional.

4. Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças; Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas e compromisso com o constante aprimoramento intelectual.

5. Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero; Exercício do Serviço Social sem ser discriminado, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Maria Lúcia S. Barroco e Cristina M. Brites (2000), ao problematizarem a questão da ética no contexto das polêmicas e perspectivas das Diretrizes Curriculares para o curso de Serviço Social, defendem a centralidade da ética na formação profissional. Segundo as autoras, dependendo das condições históricas – e de sua organização política – as profissões podem incorporar reivindicações progressistas, o que as leva a repensar o significado de sua ação ética no sentido de sua responsabilidade social. Ao pensar os desafios colocados ao Serviço Social neste sentido, as autoras apontam a necessidade de se realizarem algumas importantes rupturas, entre elas:

1. Com o voluntarismo e o isolamento profissional e com as falsas interpretações acerca da direção social do projeto ético-político profissional.

2. Com a ideia de que a ética se reduz à subjetividade e de que o marxismo não leva em conta o indivíduo e a subjetividade.

3. Com o pensamento que defende que a ação política se faz no campo dos conflitos, caracterizando-se pela organização coletiva na luta entre projetos em oposição e com a ideia de que tais projetos têm sempre valores ético-morais.

4. Com a razão instrumental e com a ideia de que o conhecimento filosófico é necessariamente especulativo, bem como com a ausência de reflexão ética sobre a prática profissional.

5. Com a ideia de que todas as ações humanas são informadas por finalidades determinadas previamente e que elas contêm um dever ser teleologicamente projetado e um produto objetivo que interfere, de alguma forma, na realidade social.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Silvana Mara M. dos Santos (2012), num texto publicado na Revista Serviço Social e Sociedade n.104 sob o título O Cfess na defesa das condições de trabalho e do projeto ético-político profissional analisa a ação política da entidade em relação a tais condições. No artigo referenciado, a autora reafirma algumas características do projeto ético-político da categoria profissional, dentre as quais podem ser destacadas:

1. É um projeto coletivo de uma categoria profissional que construiu e preserva por mais de três décadas procedimentos e instâncias de decisão democrática. Tal projeto superou inúmeros limites teórico-políticos e com razão militante não temeu forças opositoras conservadoras nem o debate democrático sobre grandes questões que permeiam a vida social e o cotidiano da profissão.

2. É um projeto que se constrói numa processualidade histórica, com sujeitos profissionais que misturam diferentes trajetórias, histórias e experiências profissionais e políticas.

3. É um projeto que, embora tenha uma direção hegemônica, convive com as diferenças, revelando a importância do diálogo entre as variadas formas de pensamento na perspectiva de consolidar a pluralidade e o ecletismo, princípios expressos no próprio Código de Ética profissional.

4. É um projeto que se alimenta da realidade e busca fortalecer em cada situação concreta as possibilidades que emergem do solo profundo das contradições. Por isso, exige a reflexão crítica permanente e a elaboração de estratégias cotidianas, requerendo dos assistentes sociais atenção e força para não sucumbir à “confusão do espírito", ao conformismo, ao “pensamento único" e às falsas polêmicas.

5. É um projeto que, como tal, depende de uma determinação do conjunto da categoria profissional para que tenha materialidade no cotidiano profissional. Desta feita, exige criatividade nas respostas às demandas do mercado de trabalho e a vigilância aos valores da democracia e da liberdade na perspectiva delineada pela Revolução Burguesa. Em face das condições objetivas do exercício profissional, tais respostas devem estar condicionadas à realidade existente nos espaços institucionais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.