limpar filtros
Questões por página:

Uma empresa pública contratou um arquivista para ocupar-se de sua gestão documental. Esse profissional encontrou o acervo em uma sala, com documentos em caixas ou amontoados, além de muitos CD, disquetes, álbuns de fotografias e fitas VHS. Ele, então, separou dos demais os documentos arquivísticos digitais, tendo em vista as suas características de

Nos arquivos de grandes bancos é comum encontrar documentos em formato eletrônico e documentos em formato convencional (papel). Enquanto a autenticidade da documentação convencional é assegurada a partir da manutenção das características de criação da referida documentação, os documentos eletrônicos mantêm sua autenticidade por meio de processos contínuos de


Todo profissional deve reconhecer os documentos produzidos ou recebidos pelas instituições públicas e privadas.
Nesse sentido, observando o documento acima, o profissional reconhece que se trata de um(a)

O aumento da eficácia dos serviços arquivísticos da administração pública está diretamente relacionado à utilização de instrumentos que possibilitam o controle e a rápida recuperação da informação. Esses instrumentos também orientam as atividades de racionalização da produção e do fluxo documentais, a avaliação e a destinação de documentos produzidos e recebidos. Um exemplo de instrumento que resulta da avaliação e que deve contemplar os conjuntos documentais produzidos e recebidos por uma instituição no exercício de sua atividade, os prazos de custódia nas idades correntes e intermediárias, além da destinação final, é a (o)

Um profissional que objetiva entender a documentação de uma empresa pública como componente dos conjuntos orgânicos deve conhecer, em linhas gerais, a estrutura orgânico-funcional da instituição; as reorganizações que causam supressões ou acréscimos de atividades; as funções que são regulamentadas; as transformações decorrentes de intervenções e a estrutura dos processos, pois eles têm tramitação regulamentada. A partir de então, esse profissional estará apto a analisar a espécie documental aliada à atividade concernente que, em linhas gerais, é o mesmo que análise