ESAF - 2013 - MF - Engenheiro
limpar filtros
Questões por página:

Os estribos são armaduras destinadas a resistir aos esforços de tração provocados por forças cortantes. Segundo a Norma ABNT NBR 6118:2003, existem restrições e recomendações de diâmetro de barra e espaçamento de estribos para elementos estruturais. Analise os itens que se seguem e assinale a opção incorreta.

Considere o comprimento de ancoragem básico ( lb ) dado pelas expressões abaixo:



Em que:

η1 é o coeficiente para barras lisas, dentadas ou nervuradas;
η2 é o coeficiente para barras em situações de boa ou má aderência;
η3 é o coeficiente para barras menores ou maiores de 32 mm;
fcd, fbd e fyd em MPa.

Assim, determinar o valor do comprimento (mais próximo) de ancoragem básico, lb, das barras de armadura positiva (armadura inferior) a ser usado em vigas de concreto armado a serem construídas com concreto classe C25 e aço CA-50. Considerar apenas barras nervuradas com diâmetros inferiores a 40 mm e combinações normais de carregamento - ELU.

Através do Método das Forças, calcular a reação de apoio (V4) do nó 4, da treliça abaixo (existem outras reações: H1, H5 e V5). Considere os nós como rótulas perfeitas. Todas as barras têm inércia EA. A redundante escolhida foi a reação vertical do nó 4, V4. Note que os esforços normais nas barras foram fornecidos. As barras são identificadas pelos seus nós iniciais Ni e nós finais Nf. Na tabela abaixo: N0 são os esforços nas barras para os carregamentos originais e N1 são os esforços para uma força unitária para cima aplicada no nó 4 (todos os esforços sem a redundante escolhida) e L são os comprimentos das barras.


O diagrama de deflexão do eixo longitudinal que passa pelo centróide de cada área da seção transversal de uma viga é chamado linha elástica, v(x), valores positivos para baixo. Levando em consideração somente a flexão (e algumas simplificações), a equação diferencial da linha elástica é dada pela expressão EIx v’’(x) = –M(x), em que EIx é uma constante da viga abaixo (módulo de elasticidade do material, E, vezes o momento de inércia da seção transversal, Ix), v’’(x) é a segunda derivada da linha elástica e M(x) é o momento fletor numa seção distante x. Após a aplicação de uma rotação, θ, no engaste (apoio em B) surgem reações como mostra a figura abaixo, VA, VB e MB. Analise os itens que se seguem e assinale a opção incorreta.


Através do Método dos Deslocamentos, foram calculadas as reações de apoio verticais da viga contínua de seção transversal com rigidez constante, sendo carregada por uma força uniformemente distribuída, vista na figura abaixo. As reações verticais em A e D são iguais e valem 15,13 kN. As reações verticais em B e C são iguais e valem 48,87 kN. Analise os itens que se seguem e assinale a opção incorreta