limpar filtros
Questões por página:

Com relação ao item 8 da NBR 9050, que trata dos equipamentos urbanos, julgue os itens a seguir.

I Em cinemas, as distâncias mínimas para a localização dos espaços para pessoa em cadeira de rodas (PCR) e os assentos para pessoa com mobilidade reduzida (PMR) devem ser calculados traçando-se um ângulo visual de, no máximo, 30º (tan 30º = 0,58 m), a partir do limite superior da tela até a linha do horizonte visual com altura de 1,15 m do piso. Considerando essa regra, se a primeira fila estiver localizada a 4,30 m da tela e a PMR sentar-se na primeira fileira, a tela deverá ter, aproximadamente, 2,5 m de altura, e seu limite inferior deverá estar localizado a 1,15 m do piso.
II Os assentos para pessoa obesa (PO) devem ter largura equivalente à de dois assentos e possuir um espaço livre frontal de, no mínimo, 0,60 m. Esses assentos devem suportar uma carga de, no mínimo, de 250 kg.
III Quando houver desnível entre o palco e a plateia, esse desnível poderá ser vencido por uma rampa com inclinação máxima de 1:6 (16,66%) para vencer uma altura máxima de 0,60 m; essa rampa poderá, ainda, ser substituída por um equipamento eletromecânico.
IV Nas cozinhas acessíveis, as pias devem possuir altura de, no mínimo, 0,85 m com altura livre inferior de, no máximo, 0,73 m, além de um raio de giro de, no mínimo, 1,20 m em planta para a cadeira de rodas, conforma ilustrado abaixo.


V Em auditórios com capacidade acima de 1.000 lugares, a distribuição dos assentos especiais deve respeitar o disposto na tabela abaixo.


Estão certos apenas os itens



Com base nas imagens acima, assinale a opção correta.


Tendo como referência o item 7 da NBR 9050, que trata dos sanitários e vestiários, e as imagens e medidas mostradas na figuras acima, assinale a opção correta.
Segundo a NBR 9050,

O restauro deve ter caráter excepcional e se destina a conservar e revelar os valores estéticos e históricos dos monumentos. Baseia-se no respeito pelas substâncias e pelos documentos. Na reconstituição, qualquer trabalho complementar, indispensável a causas estéticas ou técnicas, fica condicionado a uma conciliação ou harmonia arquitetônica e terá que acusar a data da intervenção. O restauro será sempre precedido e acompanhado de estudo arqueológico e histórico do monumento. Sempre que as técnicas tradicionais se revelem inadequadas, a consolidação de um monumento pode ser assegurada com o apoio de técnicas modernas. Os contributos válidos das diferentes épocas referentes à edificação de um monumento devem ser respeitados, não sendo a unidade de estilo um objetivo a alcançar no decurso de um restauro.

Carta de Veneza. Artigos 9, 10 e 11 (com adaptações).

A respeito dos conceitos expressos no texto acima, assinale a opção correta.