limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
A determinação de um mercado relevante ocorre em termos dos produtos ou dos serviços que o compõem e da área geográfica sobre a qual um possível monopolista imporá um aumento de preços significativo e não transitório.
mostrar texto associado
Da definição de mercado relevante desconsidera-se a unidade básica de análise sobre a qual será mensurado o grau de concentração do mercado, pois é necessário que ele apresente importância econômica.
mostrar texto associado
Ainda que não aumente o grau de concentração no mercado relevante, a verticalização poderá aumentar a capacidade de exercício de poder de mercado, caso se constitua uma barreira elevada à entrada ou facilite a coordenação de decisões.
mostrar texto associado
O principal problema da escola de Harvard, de acordo com os teóricos da escola de Chicago, é que a concentração é uma condição necessária, mas não suficiente. Estruturas concentradas que resultam em economia de recursos capaz de compensar os seus efeitos anticompetitivos não podem ser consideradas ineficientes.
mostrar texto associado

A estrutura de mercado está relacionada ao modelo estrutura-conduta-desempenho, cujas características comuns das firmas estão ligadas aos aspectos do grau de concentração, às barreiras à entrada e à existência de produtos substitutos.