limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
Pela estruturação gramatical e pelos sentidos do texto, conclui-se que, em “torná-la” (L.11), a forma “la”, refere-se à expressão “essa matéria-prima” (L.10), que, por sua vez, retoma “petróleo” (L.8).
mostrar texto associado
Em “o querosene de qualidade era aquele que não incorporava frações correspondentes a gasolina, pois haveria probabilidade de explosão, ou a dísel, que geraria uma chama fuliginosa” (L.17-20), sem provocar incorreção gramatical, poder-se-ia empregar o acento indicativo de crase em “a gasolina”, desde que a expressão “a dísel” fosse alterada para ao dísel, para manter o paralelismo.
mostrar texto associado
Permanece gramaticalmente correto o trecho “Produtos como a gasolina ou o dísel eram simplesmente descartados” (L.15-16) se reescrito da seguinte forma: Simplesmente, descartava-se produtos tais como a gasolina e o dísel.
mostrar texto associado
Se, em vez de “o aumento da procura do petróleo decorreu principalmente da necessidade de querosene” (L.12-14), fosse escrito “do aumento da procura do petróleo decorreu principalmente a necessidade de querosene”, não haveria prejuízo da correção gramatical nem do sentido original do texto.
mostrar texto associado
Não haveria prejuízo para a correção gramatical e o sentido geral do texto, caso o trecho “No fim do século XIX, o aumento (...) cada vez mais caro.” (L.12-15) fosse assim reescrito: O aumento na procura de petróleo no século XIX se deu principalmente em razão da necessidade de querosene para substituir ao óleo de baleia que tornava-se, cada vez mais, caro para iluminação.