limpar filtros
Questões por página:

Estados e municípios produtores de petróleo lançaram mão de um novo argumento para convencer os outros entes da federação a manter a distribuição de royalties do petróleo do pós-sal como está e desistir da ideia de derrubar o veto do então presidente Lula ao projeto aprovado pelo Congresso no ano passado.

OSWALD, V. Estados e municípios produtores de petróleo apelam para risco futuro. O Globo, Rio de Janeiro, 20 maio 2011. Economia, p.26.

Os representantes dos estados e municípios mencionados argumentam a favor da manutenção da atual divisão de royalties de petróleo a fim de evitar a

Três anos depois da crise financeira internacional, os que estavam no comando continuam controlando o sistema. A relação entre Estados e mercado é mais do que nunca desfavorável aos primeiros. O governo de George W. Bush, ainda mais próximo de Wall Street, destruiu o que tinha sobrado dos mecanismos de controle. Quando os profissionais de finanças tentam se situar na linha de Adam Smith, eles violam despreocupadamente os princípios por eles enunciados.

WARDE, I. Crise, os mesmos fatores de sempre. Le Monde Diplomatique Brasil, ano 5, n.50, set.2011, p.12.

A análise apresentada destaca que, no sistema financeiro internacional, persiste a predominância do

No âmbito das iniciativas ecológicas que visam ao desenvolvimento sustentável do Brasil, inúmeros esforços têm sido empreendidos, nas últimas décadas, tanto por parte dos governos quanto da sociedade civil, ainda que algumas contradições possam ser identificadas nessas mesmas iniciativas.

Nos últimos dez anos, uma contradição relacionada a essas iniciativas e que desfavorece o equilíbrio ecológico é evidenciada pela
No Brasil, no segundo semestre de 2011, a Câmara dos Deputados aprovou um instrumento para a ação política, cujo objetivo é investigar violações de direitos humanos cometidas entre 1946 e 1988.

Esse instrumento de ação política refere-se à Comissão

“Vamos construir pontes de diálogo em vez de checkpoints e muros de separação.” (Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina, em discurso na ONU)

Revista Veja, São Paulo: Abril, Edição 2236, ano 44, n.39, 28 set.2011, p.65.

No contexto da instabilidade política da região do Oriente Médio, a declaração do presidente contém uma crítica explícita à situação de