limpar filtros
Questões por página:
Há uma técnica de análise de riscos que se aplica somente a equipamentos ou a outros sistemas, não cabendo nessa ferramenta a inclusão de falhas operacionais ou humanas. Ela se limita, com profundidade de detalhamento, ao sistema “físico”. Um de seus principais objetivos é o cálculo de probabilidades de falhas de montagens, subsistemas e sistemas, a partir das probabilidades individuais de falha de seus componentes.

A técnica de análise de risco descrita é a
A sistematização da técnica é feita através da aplicação de uma planilha de registro. Nessa planilha, são expressos os dados qualitativos das avaliações de riscos que são gerados através da expressão matemática frequência x consequência.

Essa técnica de análise de risco é denominada
Com relação aos riscos social e individual, considere as afirmativas abaixo.

I - O risco social refere-se ao risco para um determinado número ou agrupamento de pessoas expostas aos danos decorrentes de um ou mais cenários acidentais.

II - A estimativa do risco social em um estudo de análise de riscos requer as informações quanto ao tipo de população, aos efeitos em diferentes períodos (diurno, noturno), às respectivas condições meteorológicas e às características das edificações onde as pessoas se encontram, de forma que eventuais proteções possam ser levadas em consideração.

III - O risco individual é relativo a uma pessoa, presente na iminência de um perigo, considerando-se a natureza do dano que pode ocorrer e o período de tempo em que esse dano pode acontecer.

IV - Para o cálculo do risco individual num determinado ponto da vizinhança de uma planta industrial, pode-se assumir que as contribuições de todos os eventos possíveis são somadas; assim, o risco individual total num determinado ponto pode ser calculado pelo somatório de todos os riscos individuais nesse ponto.

São corretas as afirmações
Há uma técnica dedutiva que permite identificar as causas básicas de acidentes e de falhas num determinado sistema, além de possibilitar a estimativa da frequência com que uma determinada falha pode ocorrer.

Essa técnica é denominada
O documento que define a política e as diretrizes de um sistema de gestão, tendo em vista a prevenção de acidentes em instalações ou em atividades potencialmente perigosas, é denominado