limpar filtros
Questões por página:
Contemporaneamente, as políticas sociais são atravessadas por diversas influências políticas, econômicas e filosóficas. No discurso pós-moderno, no âmbito da política social:
A equipe técnica de uma unidade prisional feminina, composta por assistentes sociais e psicólogos, pretende realizar uma pesquisa social com as internas dessa unidade. O objetivo é verificar se existe conexão entre o crime cometido e a vivência de situações de violência perpetradas por parceiros íntimos contra essas mulheres. Minayo (2010) compreende a pesquisa social como:
Adriano é assistente social de uma Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Essa Secretaria tem um programa social direcionado para crianças e adolescentes deficientes. O financiamento desse programa provém de um convênio firmado entre a Secretaria e empresas privadas. Para que o repasse de verbas ocorra de maneira sistemática, o programa executado precisa que na metodologia esteja prevista a sua avaliação. Adriano é o técnico responsável pela avaliação dos programas sociais da Secretaria, e optou pela avaliação por triangulação de métodos que, segundo Minayo (2005), consiste:
Beatriz possui dois vínculos empregatícios como assistente social. No primeiro emprego ela é estatutária e trabalha 24 horas semanais no CRAS da prefeitura de um pequeno município no interior do Estado. No segundo emprego, Beatriz tem contrato temporário de trabalho com carga horária semanal de 30 horas em uma ONG que desenvolve atividades de educação em saúde para jovens gestantes no município. O quadro apresentado é uma das expressões da atual crise do capitalismo que impõe metamorfoses ao mundo do trabalho e incide diretamente nas condições de trabalho dos assistentes sociais. Desse modo, observa-se a inserção socioprofissional do assistente social “em duas ou mais políticas sociais, rotatividade no emprego, instabilidade e insegurança, jornada de trabalho extensa (cumpre carga horária de mais de dez horas diárias de trabalho)” (GUERRA, 2010, p.720).
 
De acordo com esse contexto e segundo a autora, observa-se nos espaços laborais dos assistentes sociais a configuração dos:
Daniele é assistente social de um programa de acolhimento institucional para crianças e adolescentes. No seu primeiro dia de trabalho, foi procurada pelo adolescente Janderson, de 14 anos, que dizia querer ser atendido apenas por ela. Durante o atendimento, Janderson verbalizou que insistiu em ser atendido por Daniele pelo fato de ele ter buscado outros profissionais da equipe técnica anteriormente, e nenhum deles atendeu a sua demanda, que era visitar os pais internos em uma unidade prisional pelo crime de tráfico de drogas. Ao questionar a equipe técnica sobre o posicionamento contrário à visitação do adolescente aos pais, esta relatou que o contato com os pais presos seria prejudicial ao desenvolvimento psicossocial do adolescente.

A partir desses fatos, Daniele deve adotar a seguinte providência: