limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
O fator de potência da unidade consumidora, para fins de cobrança, deve ser verificado pela distribuidora por meio de medição permanente, de forma obrigatória para o grupo A e facultativa para o grupo B.
mostrar texto associado
O fornecimento provisório de energia elétrica aplica-se a eventos temporários, como festividades, circos, parques de diversões, exposições, obras ou similares. Por outro lado, o fornecimento a título precário aplica-se a unidades consumidoras localizadas em outra área de concessão ou permissão.
mostrar texto associado
A distribuidora deve atender, gratuitamente, à solicitação de fornecimento para unidade consumidora localizada em propriedade ainda não atendida, cuja carga instalada seja menor ou igual a 50 kW, a ser enquadrada no grupo B. Esse tipo de atendimento, entretanto, é restrito a situações nas quais fique comprovado não haver necessidade de reforço, melhoramento ou extensão de rede em tensão igual ou inferior a 138 kV no trecho de rede que venha a atender a unidade consumidora.
mostrar texto associado
Entre as modalidades tarifárias aplicáveis ao subgrupo B1 — residencial — incluem-se a tarifa convencional monômia, caso em que apenas o consumo de energia elétrica é tarifado, e a tarifa horária branca, situação em que tanto o consumo de energia elétrica quanto a demanda de potência são tarifados.
mostrar texto associado
O posto tarifário intermediário, aplicado às unidades consumidoras do grupo B que optem pela tarifa branca, corresponde tipicamente ao período de horas conjugado ao posto tarifário ponta, sendo uma hora imediatamente anterior e outra imediatamente posterior.