limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
As regiões do DNA mais utilizadas atualmente na análise forense são conhecidas como microssatélites ou STRs (short tandem repeats), sendo que o que varia dentro da população é o número dessas repetições e não sua sequência específica.
mostrar texto associado
O sequenciamento do DNA utiliza análogos químicos de nucleotídios marcados (nucleotídeos didesóxi — ddNTPs) para inibir a enzima DNA polimerase, interrompendo a síntese do filamento complementar.
mostrar texto associado
Para que o DNA caiba dentro de uma célula é necessária a compactação dessa molécula. Tal compactação se dá em três níveis: primeiramente, pelo enovelamento do DNA em proteínas histonas, seguido da helicoidização dessa estrutura, resultando em uma conformação solenoide e na organização dos solenoides em alças, em um arcabouço proteico que forma, assim, o que se chama cromossomo.
mostrar texto associado
O DNA é uma macromolécula polimérica de ácido nucleico composta de três tipos de unidade: um açúcar de cinco carbonos, a ribose, uma base nitrogenada que pode ser do tipo purina ou pirimidina e um grupo fosfato.
mostrar texto associado
Apenas uma classe de RNA, chamada de RNA mensageiro, é encontrada no interior das células. Essas moléculas são responsáveis pelo transporte da informação de um ou de uns poucos genes até o ribossomo, onde as proteínas correspondentes serão sintetizadas.