limpar filtros
Questões por página:
Segundo a NBR 10004:2004, a periculosidade de um resíduo sólido é dada, principalmente, por suas características ou propriedades físicas, químicas ou infectocontagiosas.
Um resíduo perigoso que apresente a característica de gerar gases, vapores e fumos tóxicos, e que, quando misturado à água, em quantidades suficientes, possa provocar danos à saúde pública ou ao meio ambiente, é classificado como
Sobre a composição, a produção e o tratamento do chorume nas áreas de despejos de resíduos sólidos urbanos, considere as afirmações a seguir.

I - O chorume apresenta baixa concentração de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), quando comparada à DBO do esgoto doméstico.
II - A composição química do chorume é derivada de muitos fatores, dentre eles, a idade do aterro sanitário.
III - O chorume apresenta uma baixa biodegradabilidade, possuindo também, em sua composição, metais pesados de difícil eliminação.
IV - O processo de lodos ativados, utilizado no tratamento do chorume, é predominantemente anaeróbio.
Estão corretas APENAS as afirmações
Qual é o processo de biorremediação que ocorre quando as condições das áreas contaminadas atendem a todos os fatores ambientais, primordiais para que a biorremediação ocorra sem a intervenção humana?

Sobre a destinação dos resíduos sólidos no Brasil, considere as informações e a tabela a seguir.


Em oito anos, o percentual de municípios que destinavam seus resíduos a vazadouros a céu aberto caiu de 72,3% para 50,8%, enquanto os que utilizavam aterros sanitários cresceram de 17,3% para 27,7%. Ao mesmo tempo, o número de programas de coleta seletiva dobrou, passando de 451 em 2000 para 994 em 2008, concentrando-se, sobretudo, nas regiões Sul e Sudeste, onde, respectivamente, 46% e 32,4% dos municípios informaram ter coleta seletiva em todos os distritos.



Em relação aos princípios que norteiam o destino final desses resíduos, constata-se que o(a)
Questão Anulada
A fitorremediação engloba um grupo de tecnologias que tem despertado bastante interesse para a recuperação de solos contaminados por orgânicos, como no caso do petróleo, e por inorgânicos, como no caso de metais.
Duas das tecnologias de fitorremediação utilizadas para a remoção de contaminantes inorgânicos do solo são