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As ações I a IV referem-se a atividades realizadas em um órgão da Administração pública:

I. Contabilizar uma nota fiscal ou documento inidôneo no sistema e, posteriormente, emitir uma nota de empenho e receber o seu valor correspondente no setor financeiro.

II. Lançar determinado evento contábil e, posteriormente, emitir parecer sobre o mesmo.

III. Informar senhas pessoais, que são de uso restrito, a outros usuários para a alterar ou excluir registros que possam interferir em resultados e comprometer tomadas de decisões.

IV. Incluir dados e informações privilegiadas, capazes de comprometer as decisões dos processos licitatórios, bem como a emissão de notas de empenho global.

Essas ações

No processo de Gestão de Riscos é importante que a identificação de riscos esteja relacionada continuamente com objetivos, porque os riscos são identificados e priorizados com relação a estes objetivos. Considere a seguinte declaração de riscos:

Objetivo: O Departamento de TI é responsável por implementar o serviço de segurança de acesso por identificação biométrica em 30 dias. Este serviço depende dos equipamentos de leitura biométrica a serem adquiridos pelo Departamento de Compras.

I. Departamento de Compras pode não entregar a tempo os equipamentos de leitura biométrica necessários para a entrega do serviço de segurança no acesso.

II. Incertezas relacionadas à aprovação, o Departamento de Compras pode não ter os recursos financeiros liberados a tempo para a aquisição dos equipamentos.

III. Atraso na entrega do serviço de segurança no prazo de 30 dias, que pode inviabilizar a instalação do equipamento com acesso restrito, que foi adquirido anteriormente, e será entregue pelo fabricante.

Na declaração de riscos, I, II e III correspondem, correta e respectivamente, a informações relativas a

O PMBoK 5 estabelece algumas relações entre o ciclo de vida do projeto e do produto, dentre as quais inclui-se:

O modelo CMMI (versão 1.3) pode refletir níveis de capacidade ou de maturidade de uma organização. Considerando que em uma determinada área de processo atingir o nível

− 1 significa dizer que os processos associados com esta área são executados.

− 2 significa dizer que existe uma política indicando que a organização vai executar o processo. Existe um plano para executá-lo. Recursos são providos, responsabilidades atribuídas, treinamento é provido para executá-lo. Produtos de trabalho são controlados, etc.

− 3 significa dizer que existe um processo padrão associado com esta área, que pode ser adaptado às necessidades do projeto. Os processos são mais consistentemente definidos.

Um Analista de Controle Externo concluiu, corretamente, que estas definições são relativas a três

O Serpro − Serviço Federal de Processamento de Dados define assim um de seus organismos: “É o canal único de comunicação da empresa com seus clientes e a comunidade de usuários que utiliza os serviços e produtos disponibilizados aos diversos segmentos do setor público e privado. Mantém esse canal aberto para receber, registrar, encaminhar e monitorar os acionamentos registrados, interagindo com os Processos Corporativos de Gerenciamento de Incidentes, Requisições de Serviços e Mudanças. Monitora todos os acionamentos, atuando junto à estrutura do Serpro como instrumento de Controle de Qualidade para o atendimento dos prazos acordados e da satisfação dos usuários. Está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, viabilizando continuidade sem interrupção dos serviços. Realiza cerca de 95 mil atendimentos/mês em primeiro nível e encaminha cerca de 19 mil atendimentos/mês para o segundo nível."

De acordo com a ITIL v3, este organismo realiza