limpar filtros
Questões por página:
Nas últimas décadas, estudos sobre aplicações da citometria de fluxo em microbiologia clínica, incluindo detecção de patógenos e testes de susceptibilidade a antimicrobianos, têm contribuído significativamente nas áreas de fisiologia bacteriana e de interações patógeno-hospedeiro. Sobre as variantes metodológicas do método, assinale a alternativa incorreta.
Na identificação de cepas de Mycobacterium tuberculosis, o teste da niacina consiste em um dos métodos de escolha para tal finalidade. Sobre o princípio do método, analise as afirmativas a seguir.

I. A niacina (ácido nicotínico) funciona como co-fator de enzimas que atuam no processo de biossíntese de NAD e NADPH.

II. Cepas de M. tuberculosis com resultados negativos nesse teste são raras, porém já foram detectadas na prática laboratorial.

III. Cepas pertencentes às espécies de micobactérias não tuberculosas não acumulam ácido nicotínico no meio de cultura.

Assinale:
Dentre as novas e eficazes técnicas de detecção molecular de Mycobacterium tuberculosis, a metodologia denominada Gene XPert (Cepheid) apresenta os aspectos mais promissores, especialmente devido a redução do tempo de detecção do patógeno, inclusive da resistência a rifampicina. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. O método XPert MTB/RIF consiste em um método automatizado utilizando um ensaio baseado em reação de polimerização em cadeia baseado em hemi-nested real time para amplificação parcial do gene rpoB e hibridação.

II. O teste é realizado em até duas horas, utilizando uma plataforma XPert MTB/RIF com integração do processamento do espécime e PCR em um único recipiente, contendo todos os reagentes para amplificação e detecção do produto amplificado.

III. O método exige a realização de etapas de lise bacteriana e extração do DNA por meio de protocolo simplificado anterior à utilização do cartucho para amplificação e detecção do produto amplificado.

Assinale:
As micobactérias de crescimento rápido são comumente encontradas no ambiente em solo e em fontes de água. São reconhecidas como contaminantes de medicamentos injetáveis, artigos e dispositivos para a saúde. Dentre as espécies abaixo, assinale a espécie que não é de crescimento rápido.
Dentre micobactérias escotocromógenas, assinale a espécie que não pertence ao grupo.