limpar filtros
Questões por página:
O diagnóstico da infecção pelo vírus da dengue em humanos ainda é um grande desafio para a saúde pública. O desenvolvimento de imuno-ensaios rápidos, sensíveis e específicos é fundamental para melhorar o diagnóstico laboratorial da doença. São etapas essenciais para a elaboração de novos kits para diagnosticar pacientes infectados, as opções abaixo, exceto:
Para confirmar diagnóstico de dengue em um paciente, podem ser realizados diferentes tipos de ensaios que visam à detecção de anticorpos contra proteínas virais ou do vírus propriamente dito na amostra do paciente. Todos os métodos abaixo são compatíveis com a detecção do vírus em amostras de pacientes, exceto:
Um pesquisador queria analisar a expressão diferencial de vários genes após o tratamento de células tumorais com uma nova droga.
Para esta análise, a melhor técnica a ser empregada seria:
Em 2004, um grupo de pesquisadores da Tailândia investigou a possibilidade de que o receptor para laminina e a proteína de membrana GRP-78 poderiam funcionar como receptores para o vírus da dengue em humanos. Eles realizaram um experimento de infecção usando vírus da dengue tipo-1 e células da linhagem humana HepG2, prétratadas com anticorpos contra os 2 supostos receptores celulares (receptor de laminina e a proteína GRP-78). Paralelamente, realizaram também o experimento de infecção na presença de quantidades crescentes de laminina solúvel. O gráfico abaixo apresenta o título viral obtido após um ciclo de replicação viral nas diversas condições testadas.


a*, b*, c*, d* e e* representam resultados que foram estatisticamente significativos.

A alternativa que resume de forma mais completa as conclusões deste experimento é a que afirma que o resultado sugere que o vírus utilizado no experimento:
O método de seqüenciamento Sanger: