limpar filtros
Questões por página:
O trabalho em turnos contínuos fixos ou em escalas, por afetar significativamente o ritmo circadiano, tem sido apontado pelos tratadistas como importante fonte de problemas de saúde e de perturbação sociofamiliar, considerados os seus reflexos negativos sobre os processos biológicos de autorregulação. Os padrões de sono alterados imprimem alterações significativas nos padrões secretórios da adrenal, ritmicidade pineal, secreções de enzimas digestivas, alterações na alimentação e na motilidade gastrointestinal, levando a um estado de estresse devido à dessincronização interna do organismo.

Em razão do acima exposto, há contraindicação para o trabalho em turnos dos portadores das seguintes doenças:
Para prevenir as sobrecargas psíquica, muscular estática de pescoço, de ombros, de dorso e de membros superiores, as empresas de teleatendimento e/ou telemarketing devem permitir aos trabalhadores a fruição de pausas de descanso e intervalos para repouso e alimentação.

Essas pausas devem ser concedidas
O relatório anual do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional de uma indústria moveleira apresentou os dados abaixo relacionados.



Com base nos valores apresentados, verifica-se que a porcentagem de
Para fins de aplicação da NR 32, relativa à Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, considera-se risco biológico a probabilidade da exposição ocupacional a
Em conformidade com as Normas Regulamentadoras Rurais, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural (CIPATR) deve ser constituída e obrigatoriamente mantida nos estabelecimentos rurais que apresentem a média de quantos trabalhadores?