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Para medir o desempenho, o COBIT 4 define três níveis de métricas e metas, quais sejam, metas e métricas de TI, de processo e de atividade, bem como os meios de medi-las. As primeiras definem o que o negócio espera de TI, as segundas, o que um processo de TI deve entregar para suportar os seus objetivos, e as terceiras estabelecem o que é necessário acontecer dentro do processo para atingir o desempenho desejado.
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Os controles embutidos nas aplicações dos processos são responsabilidade conjunta entre o negócio e a área de TI. A área de aplicação relativa à autenticação de transação e integridade estabelece procedimentos e responsabilidades que garantem que a saída de cada processo seja tratada de maneira autorizada, entregue ao recipiente adequado e protegida durante a transmissão. Além disso, asseguram que a exatidão da saída seja verificada, detectada e corrigida.
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Entre os requisitos de controle genéricos, o PC3 Process repeatability, ao garantir que os processos estão ligados às metas de negócio e que são sustentados por métricas, define e comunica objetivos e metas de processos que são específicos, mensuráveis, realistas, orientados a resultados, passíveis de execução e oportunos para a execução eficaz de cada processo de TI.
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Diretriz é o conjunto de políticas, procedimentos, práticas e estruturas organizacionais planejadas para prover uma garantia razoável de que os objetivos de negócio serão alcançados e que eventos indesejáveis serão evitados ou detectados e corrigidos.
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O COBIT, tanto em sua versão 3 como na 4, possui 34 processos divididos em quatro domínios. No domínio dirigido por métricas (measurement-driven), definem-se os objetivos de gerenciamento e controle a serem considerados pelo empreendimento.