limpar filtros
Questões por página:
Analise o fragmento a seguir. “Distúrbio específico de linguagem de origem constitucional, caracterizado por dificuldades na decodificação de palavras isoladas, causado por uma ineficiência no processamento da informação fonológica. Tais dificuldades na decodificação de palavras isoladas são geralmente inesperadas em relação à idade e às outras habilidades cognitivas e acadêmicas; elas não são um resultado de um distúrbio geral do desenvolvimento ou de impedimento sensorial.”
O distúrbio caracterizado pelo fragmento acima é denominado
A Saúde da Família, segundo a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB/2006), tem como principal propósito
O papel do Fonoaudiólogo, segundo o Modelo Psicolínguístico de intervenção fonoaudiológica nas crianças com Distúrbio Específico de Linguagem (DEL), é o de determinar, mediante diagnóstico diferencial, a causa da sintomatologia apresentada e os fatores psicolinguísticos implicados.
Assim, no processo de avaliação devem ser selecionadas atividades eficientes, que permitam ao clínico investigar cada um dos níveis do processamento da informação, para então traçar o perfil psicolinguístico da criança.
Na vertente da linguagem receptiva, o clínico deve observar se
Ao realizar uma avaliação articulatória, segundo a análise fonológica, devem ser considerados os seguintes passos: exame audiológico completo; investigação do mecanismo da fala; produção de fala; compreensão de linguagem; produção de linguagem; investigação da história de desenvolvimento da criança e seu comportamento social e transcrição completa da avaliação.
A avaliação da produção de fala deve conter
Na avaliação fonoaudiológica de um paciente queimado na face e no pescoço devem ser incluídas sua história clínica resumida e seus dados gerais.
O fonoaudiólogo deve realizar essa avaliação