limpar filtros
Questões por página:
Com relação às doenças respiratórias na infância, julgue o item a seguir.

Situação hipotética: Um lactente de quinze meses de idade apresentou seis episódios de pneumonia desde o terceiro mês de vida. As radiografias de tórax realizadas nessa criança mostram condensações de localização variada em ambos os pulmões. Assertiva: Nesse caso, torna-se imprescindível a realização dos seguintes exames: pesquisa de refluxo gastroesofágico por pHmetria esofágica, quantificação de cloro e sódio no suor, dosagem de imunoglobulinas séricas e pesquisa de anti-HIV.
Com relação às doenças respiratórias na infância, julgue o item a seguir.

Situação hipotética: Um escolar hígido de doze anos de idade apresentava, havia três dias, febre, tosse seca e dor em hemitórax esquerdo. No exame físico, o médico constatou que ele estava febril, com frequência respiratória de 35 irpm, frêmito tóraco-vocal e murmúrio vesicular diminuídos em 1/3 inferior do hemitórax direito. A radiografia do tórax mostrou condensação pulmonar em lobo inferior direito.Assertiva: Nessa situação, o agente etiológico mais provável é a bactéria Streptococcus pneumoniae.
mostrar texto associado
O diagnóstico dessa criança é de bronquiolite viral, sendo o principal agente etiológico o vírus sincicial respiratório.
mostrar texto associado
Beta-adrenérgico, corticoide e antibiótico devem fazer parte do arsenal terapêutico inicial.
mostrar texto associado
Nesse caso, a pneumonia bacteriana não configura um diagnóstico diferencial, pois se trata do primeiro episódio de dificuldade respiratória com broncoespasmo. Além disso, a radiografia do tórax não mostra áreas de atelectasia ou condensação.