limpar filtros
Questões por página:

O diretor da área de Recursos Humanos de uma empresa está interessado em determinar a importância da escolaridade (em anos) e a experiência (em anos) sobre o salário atual (em R$) recebido pelos funcionários dessa empresa. Para resolver essa dúvida, solicita ao responsável da área de estatística que ajuste um modelo de regressão linear, tendo como variável dependente o salário atual (em R$) e a escolaridade (em anos) e a experiência profissional (em anos) como variáveis independentes. Os resultados computacionais são mostrados na tabela 2



Considerando um nível de significância α=0,01,

A análise de variância (ANOVA), paramétrica e independente, de um fator é uma generalização do teste:

Um pesquisador está interessado em estudar as condições de mortalidade em um determinado município. Pesquisas realizadas anteriormente indicam que, de cada 100 nascidos vivos, somente 60 sobrevivem até a idade de 50 anos. O pesquisador tem, como hipótese alternativa, que o valor dessa proporção é menor. Para testar essa afirmação, ele conduz uma nova pesquisa e, com base em uma amostra aleatória de 1.000 nascidos vivos, acompanhados no tempo, observa que somente 530 sobreviveram até a idade de 50 anos. Os resultados são apresentados a seguir.

Considerando um nível de significância de α = 5%, os resultados da pesquisa

Um instituto de pesquisa realizou uma investigação para apurar e explicar as razões de, em determinado município do estado de Goiás, 60% das mulheres na faixa etária de 20 a 30 anos estarem desempregadas. Os dados apurados revelaram que 90% das mulheres desempregadas têm pelo menos dois filhos, 70% não concluíram o ensino médio e 80% têm mães analfabetas. Procura-se dimensionar o impacto dos dados apurados no nível de desemprego deste grupo de mulheres. Qual é a variável dependente desta pesquisa?
Pesquisas científicas são realizadas tendo como base uma metodologia quantitativa ou qualitativa. Uma pesquisa é quantitativa quando existe a possibilidade de medidas quantificáveis de variáveis e inferências com base em amostras aleatórias de uma população. Esse tipo de pesquisa usa medidas numéricas para testar constructos científicos e hipóteses, ou busca padrões numéricos relacionados a conceitos cotidianos (DIAS, 2000, p.1). Uma das principais técnicas de coleta de dados de uma pesquisa quantitativa é: