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Um navio porta contêiner possui um calado médio igual a 7,35 metros. As tabelas hidrostáticas desse navio indicam, para esse calado, um valor de momento para variar o compasso de 1 cm (MCC) igual a 90 t.m/cm.
Qual o valor, em centímetros, da variação do compasso desse navio ao transferirmos 60 toneladas de água de lastro de um tanque a ré para outro a vante, na mesma longitudinal, e com distância longitudinal entre centros de gravidade igual a 45 metros?
Um navio proveniente do porto do Rio de Janeiro atraca no porto de Santos com calado médio igual a 8,20 metros. As curvas hidrostáticas indicam para esse valor de calado médio um TPC igual a 50 t/cm. Durante a estadia em Santos, são carregadas 1.000 toneladas de óleo combustível, 200 toneladas de água doce, 6.500 toneladas de contêineres e, ainda, descarregadas 6.000 toneladas de contêineres embarcados no Rio de Janeiro.
Desprezando-se as variações de trim e banda do navio, o valor final, em metros, do calado médio do navio é
O Code on Intact Stability for All Type of Ships Covered by IMO Instruments recomenda que os navios, em condição normal de carregamento, possuam altura metacêntrica transversal inicial (GM0) não inferior a 0,15 metros.
 
Para tal, se um navio possui KMT igual a 6,30 metros, qual o máximo valor permitido, em metros, para o seu KG?

Considere os dados hidrostáticos de um navio apresentados na Tabela abaixo.


Esse navio possui um calado médio de 3,40 metros e chega a um terminal de carga onde realiza operações de carga e de descarga, respectivamente, equivalentes a 600 toneladas e 275 toneladas.

Desprezando-se as variações de trim e banda do navio, qual o valor, em metros, da sua cota do metacentro transversal (KMT) ao final das operações?

Um navio desloca 10.000 toneladas e tem KG inicial de 4,5 metros.
Qual o valor, em metros, do seu KG final, se um peso de 40 toneladas for movimentado verticalmente para cima, de um porão inferior (KG = 2,0 metros) para o convés superior (KG = 7,5 metros)?