limpar filtros
Questões por página:

Para Gonçalves (1998), “por mais variados que sejam os documentos de arquivo costumam apresentar elementos característicos comuns”, neste contexto, “a configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo” refere-se a qual característica do documento arquivístico?

(GONÇALVES, Janice. Como classificar e ordenar documentos de arquivo, 1998. p.19.)

Analise as afirmativas a seguir referentes à gestão de documentos.

I. A lei de arquivos trouxe uma uniformização da terminologia arquivística referente à gestão de documentos.

II. O domínio do conceito de gestão de documentos é imprescindível ao profissional de arquivo.

III. A produção, a utilização e a descrição correspondem às fases básicas da gestão de documentos.

IV. Os instrumentos de gestão de documentos garantem a preservação permanente dos documentos de valor imediato.

Estão corretas apenas as afirmativas

Referente à terminologia arquivística, relacione adequadamente os termos aos respectivos conceitos.

1. Anopistógrafo.
2. Anexação.
3. Apensação.
4. Aditamento.
5. Apócrifo. 

( ) Juntada em caráter temporário, de documentos com o objetivo de elucidar ou subsidiar a matéria tratada, conservando cada processo a sua identidade e independência.

( ) Documento escrito ou impresso de um único lado.

( ) Juntada em caráter definitivo, de documento ou processo a outro processo, na qual prevalece, para referência, o número do processo mais antigo.

( ) Documento de autenticidade não reconhecida.

( ) Informação acrescentada a um documento para alterá-lo, explicando ou corrigindo seu conteúdo.

A sequência está correta em

“Sua condição no tempo e no espaço faz com que o documento de arquivo possua a especificidade de sua produção em série, que corresponde às atividades da entidade, formando um organismo total, um corpo vivo.”

(Bellotto, 2014 – Com adaptações.)

Na citação anterior, a autora refere-se a qual princípio da arquivologia?

Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, marque a alternativa correta.