limpar filtros
Questões por página:
A UML (Unified Modeling Language) classifica seus diagramas em duas categorias: diagramas estruturais e diagramas comportamentais. Os diagramas comportamentais realizam o acompanhamento dinâmico dos objetos em um sistema, que pode ser descrito como uma série de mudanças no sistema ao longo do tempo. Já os diagramas estruturais descrevem a formação estática do sistema e suas partes em diferentes níveis de abstração. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os diagramas comportamentais, segundo a UML 2.5.
Questão Anulada
A ITIL formou-se no final da década de 1980 pela CCTA (Central Communications and Telecom Agency), atual OGC (Office of Government Commerce), como um esforço para disciplinar e permitir a comparação entre as propostas dos diversos prestadores de serviços de TI para o governo britânico, objetivando garantir um mínimo de padronização de atendimento em termos de processos, terminologia, desempenho, qualidade e custo. A biblioteca ITIL V3 está agrupada em cinco volumes: Estratégia de Serviços, Projeto de Serviços, Transação de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria Contínua de Serviço, dos quais são compostos em sua totalidade por 26 processos e quatro funções. Dentre os processos, é INCORRETO afirmar que:
OLAP (Online Analytical Processing) é um conceito de interface com o usuário, que disponibiliza uma estrutura multidimensional, permitindo analisá-lo profundamente em diversos ângulos. As funções básicas do OLAP são: visualização multidimensional dos dados, exploração, rotação, entre outros. Com relação às operações OLAP, analise as afirmativas a seguir.

I. Pivot – executa uma operação de visualização rotacional dos eixos de um determinado cubo, mudando o eixo de visualização.
II. Dice – executa uma operação de seleção em duas ou mais dimensões.
III. Drill Across – visualização múltipla em uma única tela, alternar linhas e colunas, sendo que todos os valores totalizados serão recalculados.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
O cubo de uma estrutura OLAP (Online Analytical Processing) armazena diversas informações, permitindo várias combinações entre elas. Esse tipo de organização da informação permite ao usuário uma flexibilidade em observar os dados a partir de diferentes perspectivas e em diferentes níveis de detalhe, resultando na extração de várias formas de visões sobre o mesmo tema. Os dados são organizados em múltiplas dimensões e cada uma contém múltiplos níveis de abstração. Esses níveis são, ainda, definidos pelo conceito de hierarquia. As ferramentas OLAP podem ser implementadas de diversas formas, como em um Data Warehouse implementado com banco de dados relacional ou um banco de dados multidimensional especializado em Sistema de Informações Geográficas. Nessas abordagens nos referimos às arquiteturas:
O principal objetivo da estratégia do serviço é fornecer as diretrizes para fomentar os vários estágios do ciclo de vida do serviço e transformar o Gerenciamento de Serviços em um ativo estratégico, dando o direcionamento de como projetar, desenvolver e implementá-los. Assinale a afirmativa correta acerca da estratégia de serviços do modelo ITIL v3.