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A Norma Brasileira ABNT NBR ISO/IEC 27005:2011 é responsável pela Tecnologia da Informação – Técnicas de Segurança – Gestão de riscos de Segurança da Informação, fornecendo diretrizes para o processo de gestão de riscos de segurança da informação, de acordo com os padrões do Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI). Os gestores, além do pessoal envolvido com a gestão de riscos de segurança da informação em uma organização, são as pessoas que têm maior interesse nesta norma, ou também entidades externas que dão suporte a essas atividades. Esta norma apresenta diversas atividades que possuem: Entrada; Ação; Diretrizes para implementação; e, Saída. “Trata-se da comunicação que é uma atividade que objetiva alcançar um consenso sobre como os riscos devem ser gerenciados, fazendo uso para tal da troca e/ou partilha das informações sobre o risco entre os tomadores de decisão e as outras partes interessadas.” A afirmativa anterior trata-se de:
A Norma Brasileira ABNT NBR ISO/IEC 31000:2009 é responsável pela Gestão de riscos – Princípios e diretrizes. Uma vez que todas as atividades, de qualquer organização, estão sujeitas a riscos, e mesmo que esses riscos possam ser gerenciados de alguma forma, esta norma visa estabelecer um número de princípios que devem ser atendidos, para que a gestão de riscos seja mais eficaz. Como definição de risco, a Norma 31.000:2009 apresenta como “efeito da incerteza nos objetivos”. Nesta norma estão relacionados os princípios da gestão de riscos, a estrutura e os respectivos processos. Tomada ou aumento do risco na tentativa de tirar proveito de uma oportunidade, alteração da probabilidade e alteração das consequências são ações/atividades de um desses Processos. Assinale a alternativa correta que apresenta corretamente o respectivo processo:
De acordo com o Guia PMBOK® 5, a definição de projeto é “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço, ou resultado único”. O PMBOK® (Project Management Body of Knowledge) ou Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos contém todas as etapas do Gerenciamento de Projetos e, ainda, todos os processos, divididos em 10 áreas do conhecimento. Os cinco grupos de processos, listados no PMBOK® 5, são: Iniciação; Planejamento; Execução; Monitoramento e Controle; e, Encerramento. Uma das áreas de conhecimento do Gerenciamento de Projetos se refere ao Gerenciamento do Tempo, que possui 7 processos. Cada processo possui um diagrama de fluxo de dados com entradas, ferramentas e técnicas, e saídas. São entradas do processo definir as atividades do Gerenciamento do Tempo:
O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é uma Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia de Informação que surgiu na década de 80, no Reino Unido, com o nome de GITIM (Government Information Technology Infrastructure Method) ou Método de Governo de Infraestrutura de Tecnologia da Informação e, em 1989, foi renomeado para ITIL. Sua primeira versão possuía 31 livros, e sua segunda versão, após atualizações e revisões, foi lançada no ano de 2000, já com “apenas” 7 livros. A versão 3 foi lançada entre os anos de 2007 e 2008, e conta com 5 livros, onde a visão de processos da V2 foi organizada em ciclos de vida, contendo cinco fases. Os cinco ciclos de vida do ITIL V3 recebem os seguintes nomes: Estratégia de Serviço; Desenho de Serviço; Transição de Serviço; Operação de Serviço; e, Melhoria Continuada de Serviço. Cada ciclo de vida é composto por vários processos. Assinale a alternativa correta acerca dos processos do ciclo de vida Desenho de Serviço.
O COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) foi criado em 1994, pela ISACF (Information Systems Audit and Control Foundation), ligado à ISACA (ISAC Association), com objetivos de controle. Desde então vem evoluindo, incorporando padrões internacionais técnicos, profissionais, regulatórios e específicos para TI (Tecnologia da Informação). Em 2012, foi lançado o COBIT 5, com uma mudança estrutural do modelo para um framework de negócio completo, com domínios para Governança e Gestão. Um dos domínios de gestão é composto por: construir, adquirir e implementar, que possui 10 processos. Assinale a alternativa que apresenta somente processos relativos a esse domínio.